Nome do Projeto
Indução de resistência por rizobactérias promotoras de crescimento em plantas de tomate
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2010 - 01/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitopatologia
Resumo
O tomate é uma hortaliça cultivada na maioria dos estados brasileiros. Todavia, o alto potencial destrutivo das doenças que atacam o tomate tem preocupado os produtores, pois na ausência de métodos alternativos de controle, o uso de agrotóxicos torna-se contínuo. O uso indiscriminado de tais produtos tem aumentado as preocupações com o meio ambiente e com a saúde humana. Neste contexto o controle biológico e a indução de resistência de plantas são alternativas que devem ser pesquisadas. O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologia alternativa no controle de doenças da cultura do tomate, explorando a estratégia de uso de indução de resistência de plantas através da aplicação de agentes biológicos. Serão utilizadas como agentes indutores seis rizobactérias pertencentes aos generos Pseudomonas sp., Bacillus sp. e Streptomyces e seis isolados patogênicos: Ralstonia solanacearum, Xanthomonas vesicatoria, Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis, Phytophthora iInfestans, Fusarium oxysporum f. sp. lycopercicum e Tomato Spotted Wilt Virus (TSWV). Para avaliar a proteção de plantas em casa de vegetação os tratamentos constituirão da microbilozação das sementes com cada isolado das rizobactérias; pulverização semanal com acibenzolar-S-; e como controle será utilizado solução salina nas sementes. Para averiguar a ocorrência de indução de resistência serão avaliados o teor de proteínas solúveis e a atividade de diferentes enzimas envolvidas na reação de defesa. Para avaliar a proteção de plantas de tomate em condições de campo serão repetidos os tratamentos feitos em casa de vegetação, com adição de um tratamento fungicida monitorando-se a ocorrência natural de doenças

Objetivo Geral

Desenvolver metodologia alternativa de controle de doenças da cultura do tomate, explorando a estratégia de uso de indução de resistência de plantas através da aplicação de agentes biológicos. -- Avaliar a eficiência das rizobacterias na proteção de plantas de tomate em casa de vegetação contra P. infestans, F. oxysporum f. sp. lycopersicum, R. solanacearum, X. vesicatoria, C. michiganensis subsp. michiganensis e TSWV.
- Determinar as atividades de enzimas e compostos relacionados à indução de resistência através do uso de rizobactérias, indutor químico (acibenzolar-S-metil) e da inoculação do patógeno.
-Avaliar a eficiência das rizobactérias na proteção de plantas de tomate em condições de campo, comparado ao indutor químico e fungicida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
12
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 20/04/2024 02:00:02 (consulta levou 0.243043s)