Nome do Projeto
Território e inovação tecnológica: um estudo de caso nas empresas exportadoras de Pelotas.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Econômica
Resumo
O presente projeto se insere pretende analisar a questão da a organização do território para inovação. As discussões nacionais e mundiais têm apontado a questão da inovação tecnológica com sendo fundamental para aumentar as taxas de lucratividade e para desenvolvimento dos países. No entanto a inovação tecnológica não tem sido vista como um fenômeno individual, não são pessoas que inovam e sim grupos organizados para tal; e também a inovação não é consequência apenas de uma empresa, são grupos que estão dentro de territórios organizados para isso, a ponto de se falar em territórios que aprendem. Neste contexto existe uma questão geográfica importante, a organização territorial para inovação. Deste modo o trabalho busca iniciar uma discussão analisando as empresas exportadoras de Pelotas, já que elas são as principais interessadas na inovação pois estão disputando no mercado internacional. Trabalhar-se-á numa perspectiva teórico crítica e as pesquisas serão qualitativas, semi estruturadas nas 30 empresas exportadoras de Pelotas. O questionário base para nortear as pesquisa será o da Pesquisa Industrial Inovação Tecnológica. As empresas exportadoras são aquelas informadas pelo Ministério do Comércio Exterior em 2010. O trabalho busca a continuação da tese defendida em 2010, sobre Organização do Território sob a Lógica do Capitalismo Atual: um estudo de caso sobre Caxias do Sul, onde foi discutida a inovação tecnológica. Os autores referência para discussão são Harvey (2005, 2004, 2003, 1989); Benko (1996), Chesnais (1996); Tigre (2006); Santos (1997); Storper (2000); Gorz ( 2005); Sposito ( 2007, 2006); Heidrich (2009, 2008,2000).

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Analisar as relações que as maiores empresas exportadoras de Pelotas tem com o território para promover inovação.
Objetivos específicos:
Caracterizar as empresas exportadoras de pelotas.
Realizar mapeamentos.
Verificar se as empresas exportadoras de Pelotas inovam.
Verificar que tipo de inovação as empresas exportadoras de Pelotas realizam.
Verificar as empresas exportadoras de Pelotas estão preocupadas com a inovação para manutenção da sua competitividade.
Verificar qual a relação das empresas exportadoras de Pelotas com o território local, regional, nacional e global para inovação.
Verificar se as empresas exportadoras de Pelotas estão organizando a gestão do território para promover a inovação e quais ações praticam para isso.
Analisar o conceito de inovação e sua importância para o desenvolvimento territorial local.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20
20
20
20

Página gerada em 29/03/2024 05:50:08 (consulta levou 0.039107s)