Nome do Projeto
COMPONENTES DA AÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES/AS FORMADORES/AS E DE ACADÊMICOS/AS EM ESTÁGIO CURRICULAR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/04/2011 - 30/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A pesquisa procura entender quais são os componentes que formam a ação docente do/a professor/a supervisor/a de estágio (da Instituição de Formação e da Escola) e do/a acadêmico/a em estágio, visando resultados e produtos que permitam a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie a formação de professores. Estrutura-se a partir de dois campos empíricos: 1) as concepções e práticas de docência advindas da ação dos/as professores/as e dos/as acadêmicos/as; 2) a produção científica sobre a formação para a docência, especialmente aspectos didático-metodológicos. O campo da pesquisa são dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, instituição superior que atua com a formação de professores do município de Pelotas e região sul. Os resultados da pesquisa apontarão uma visão atualizada acerca das práticas pedagógicas direcionadas à formação de professores, especialmente aquelas que são feitas durante o estágio. Igualmente fornecerá bases para a discussão de concepções teórico-metodológicas para a formação de professores. Palavras-chave Formação de professores e professoras; Estágio curricular; Prática docente; Exercício inicial de docência.

Objetivo Geral

Geral
Entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Universidade e da Escola) e a ação docente da acadêmica em estágio, visando indicar práticas e estratégias que permitem a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie os processos de formação de professores para a região sul do Estado e circunvizinha do município de Pelotas/RS.

Específicos
Localizar os componentes que potencializam as práticas formativas de aprendizado da docência e os elementos metodológicos que qualificam os processos de formação inicial e a inserção do/a acadêmico/a na atividade docente.
Mapear as compreensões de docência e as concepções de aprendizagem para a docência que os/as professores/as supervisores/as de estágio e os/as acadêmicos/as em estágio possuem.
Verificar quais ações os/as professores/as supervisores/as de estágio realizam para apoiar e acompanhar o aprendizado da docência feito pelos/as acadêmicos/as em formação que se constituem como ações efetivas (porque incidem em mudanças da ação) e eficientes (porque demonstram qualificação dos processos de ensino e aprendizagem).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
4
6
12
20
20
20
FRANCINE DE VARGAS DA SILVA1201/03/201331/07/2013
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA1201/08/201228/02/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 9.500,00

Página gerada em 18/04/2024 01:20:57 (consulta levou 0.292371s)