Nome do Projeto
COMPONENTES DA AÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES/AS FORMADORES/AS E DE ACADÊMICOS/AS EM ESTÁGIO CURRICULAR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/04/2011 - 30/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A pesquisa procura entender quais são os componentes que formam a ação docente do/a professor/a supervisor/a de estágio (da Instituição de Formação e da Escola) e do/a acadêmico/a em estágio, visando resultados e produtos que permitam a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie a formação de professores. Estrutura-se a partir de dois campos empíricos: 1) as concepções e práticas de docência advindas da ação dos/as professores/as e dos/as acadêmicos/as; 2) a produção científica sobre a formação para a docência, especialmente aspectos didático-metodológicos. O campo da pesquisa são dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, instituição superior que atua com a formação de professores do município de Pelotas e região sul. Os resultados da pesquisa apontarão uma visão atualizada acerca das práticas pedagógicas direcionadas à formação de professores, especialmente aquelas que são feitas durante o estágio. Igualmente fornecerá bases para a discussão de concepções teórico-metodológicas para a formação de professores.
Palavras-chave
Formação de professores e professoras; Estágio curricular; Prática docente; Exercício inicial de docência.
Objetivo Geral
Geral
Entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Universidade e da Escola) e a ação docente da acadêmica em estágio, visando indicar práticas e estratégias que permitem a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie os processos de formação de professores para a região sul do Estado e circunvizinha do município de Pelotas/RS.
Específicos
Localizar os componentes que potencializam as práticas formativas de aprendizado da docência e os elementos metodológicos que qualificam os processos de formação inicial e a inserção do/a acadêmico/a na atividade docente.
Mapear as compreensões de docência e as concepções de aprendizagem para a docência que os/as professores/as supervisores/as de estágio e os/as acadêmicos/as em estágio possuem.
Verificar quais ações os/as professores/as supervisores/as de estágio realizam para apoiar e acompanhar o aprendizado da docência feito pelos/as acadêmicos/as em formação que se constituem como ações efetivas (porque incidem em mudanças da ação) e eficientes (porque demonstram qualificação dos processos de ensino e aprendizagem).
Entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Universidade e da Escola) e a ação docente da acadêmica em estágio, visando indicar práticas e estratégias que permitem a qualificação da atuação docente em sala de aula e a construção de uma reflexão que subsidie os processos de formação de professores para a região sul do Estado e circunvizinha do município de Pelotas/RS.
Específicos
Localizar os componentes que potencializam as práticas formativas de aprendizado da docência e os elementos metodológicos que qualificam os processos de formação inicial e a inserção do/a acadêmico/a na atividade docente.
Mapear as compreensões de docência e as concepções de aprendizagem para a docência que os/as professores/as supervisores/as de estágio e os/as acadêmicos/as em estágio possuem.
Verificar quais ações os/as professores/as supervisores/as de estágio realizam para apoiar e acompanhar o aprendizado da docência feito pelos/as acadêmicos/as em formação que se constituem como ações efetivas (porque incidem em mudanças da ação) e eficientes (porque demonstram qualificação dos processos de ensino e aprendizagem).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
2 | |||
4 | |||
4 | |||
6 | |||
12 | |||
20 | |||
20 | |||
20 | |||
FRANCINE DE VARGAS DA SILVA | 12 | 01/03/2013 | 31/07/2013 |
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | 12 | 01/08/2012 | 28/02/2013 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) | R$ 9.500,00 |