Nome do Projeto
Eleições-2010 e desempenho das candidatas mulheres no Rio Grande do Sul: Ser mulher importa?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2010 - 01/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Ciência Política - Estudos Eleitorais e Partidos Políticos
Resumo
O projeto tem como objetivo responder a seguinte questão: Porque as mulheres ganham eleições? Para responder a questão terá dois focos: primeiro o acompanhamento das mulheres que concorrem a cargos majoritários: presidência da república; senador; governador. O segundo foco será nas mulheres que concorrem a cargos proporcionais: legislativo estadual e federal. Neste segundo grupo o interesse é particularmente nas mulheres que ganharam as eleições. Nossas perguntas de pesquisa são ao mesmo tempo simples e complexa: porque as mulheres ganham eleições? Quando estas mulheres ganham? Quais as condições presentes para a vitória? Até onde a própria condição de mulher determinou ou teve forte presença na vitória? Enfim, ser mulher importa? Em relação às eleições majoritárias, também buscaremos entender quando da derrota, se a condição feminina teve algum papel. O problema de pesquisa deste projeto pode ser identificado como a problemática da condição da mulher na política: ou seja, porque de sua reduzidíssima presença no cenário brasileiro. Esta problemática geral tem contornos específicos nas eleições de 2010, pois há uma nova lei que aumenta as chances das mulheres nas listas eleitorais; houve um trabalho continuado da Secretaria de Políticas para a Mulher através de publicações e seminários no sentido de criar condições para que mais mulheres se candidatem e last but not least a presença de duas candidatas mulheres à Presidência da República, com carreiras políticas muito relevantes. Para realizar esta pesquisa nos valeremos de quatro estratégias: 1. Dados coletados junto ao TSE sobre as mulheres candidatas, principalmente o acompanhamento dos gastos de campanha e das prestações de conta final; 2. Análise de discurso dos programas eleitorais que serão gravados durante a campanha; 3. Análise do discurso dos debates que serão gravados durante a campanha. A Análise de Discurso que será utilizada nos itens 2 e 3 está associada a teoria da análise do discurso seguindo do seguinte roteiro analítico: 3.1. Listagem dos temas da campanha de cada candidata. 3.2. Comparação das listagens buscando temas comuns e temas específicos 3.3. Listagem da presença do outro (adversário político no discurso) 3.4. Listagem específica de temas relacionados com mulheres, luta das mulheres, problemas das mulheres, feminismo. 3.5. Listagem de apelos (quando houver ao voto feminino) 3.6. Análise do discurso, isto é da forma como os temas listados acima são construídos comuns e os específicos são construídos em cada um dos discursos, analisando o texto através basicamente de duas modalidades de construção de sentido do discurso político: o discurso da diferença e o discurso do antagonismo. 3.7. Comparação das formas de construção de sentido fora do texto. Locais onde aparecem; vestimenta, cenários de programa. 4. construção do grupo de controle e analise comparativa seguindo os mesmos parâmetros acima definidos para a análise do grupo de mulheres; 5 Entrevista com as candidatas vencedoras do RS: A entrevista será semi conduzida e será estruturada em torno de três principais temas: trajetória de vida (chegada a vida política); uma história da campanha; a condição feminina. RESULTADOS 1. Três artigos publicados em revistas acadêmicas (nível 1 do qualis Capes); 2. Apresentação de resultados em pelo menos um congresso internacional e um seminário nacional; 3. Produção de um livro coletivo sobre eleições e mulheres programado para 2011-2012 (co- autoria coordenadora do projeto e as duas pesquisadoras doutoras); 4. Formação de base de dados para uso de alunos em TCC nos Bacharelados e em dissertações de teses de mestrado/doutorado.

Objetivo Geral

OBJETIVOS

1. Realizar um mapeamento das candidaturas de mulheres no Rio Grande do Sul, para a Assembléia Legislativa; Câmara de Deputados. Senado; Governo do Estado e Presidência da República;
2. Analisar quantitativamente as candidaturas vitoriosas em relação ao conjunto de candidatos homens e mulheres no Rio Grande do Sul;
3. Analisar comparativamente as candidaturas vitoriosas no RS das mulheres em 2010 com as duas últimas eleições gerais no Brasil.
4. Analisar comparativamente os itens 1, 2, 3, como grupo de controle.
5. Acompanhar através das pesquisas realizadas ao longo de 2010 por institutos de pesquisa a intenção de votos das mulheres.
6. Fazer uma comparação de ordem quantitativa com as mulheres eleitas nos 27 estados brasileiros para desenhar contínuos e diferenças na presença das mulheres em cada estado da federação.
7. Analisar as campanhas (Programa Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV de todas as candidatas a eleições majoritárias no RS) inclusive das candidatas à presidência da república.
8. Analisar a presença de candidatas mulheres das eleições majoritárias na propaganda política das mulheres candidatas as eleições majoritárias no RS.
9. Analisar as campanhas das candidatas vitoriosas nas eleições proporcionais no RS.
10. Traçar a trajetória de cada candidata vitoriosa no RS (pessoal; profissional; política)
11. Analisar comparativamente os itens 6, 7, 8, 9,10 com o grupo de controle.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
10
10
20
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 19.978,30

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