Nome do Projeto
Evasão: pesquisando causas e possíveis soluções
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/04/2011 - 20/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O projeto compreende estudo sobre evasão no âmbito do Curso de Administração da FAT-UFPel, para posterior extensão aos demais. O tema embora divulgado, ainda é pouco debatido no ãmbito da universidade, em se tratando de pesquisa científica. Observa-se que para fins de ensino, pesquisa e extensão na administração o tema é oportuno. Para tanto usa-se bibliografia nacional e internacional sobre o tema, com metodologia baseada em Severino (2006), Vergara (2007) e Yin (2010). A pesquisa pretende, a partir dos resultados sobre as causas e possíveis soluções decorrentes da evasão, sinalizar para os gestores desenvolverem ações de permanência no ensino superior.

Objetivo Geral

Como objetivo geral o estudo pretende identificar os fatores que contribuíram para a presença da evasão de alunos do curso de administração, durante o período de 2009-2011, de modo que ao final do projeto possamos propor ações para conter a evasão percebida.
Estudar o significado de evasão, enquanto situação irregular, no ensino superior e na UFPel, com base nas regulamentações da Graduação e do Departamento de Registros Acadêmicos.
Captar referencial teórico sobre o tema, buscando compreender à luz de estudos teóricos-empíricos os sentidos e motivos da evasão
Pesquisar os motivos da evasão no Curso de Bacharelado em Administração da FAT a partir dos estudantes que evadiram, a partir de instrumento de pesquisa e/ou entrevistas.
Investigar os motivos da evasão no Curso de Bacharelado em Administração da FAT a partir dos estudantes que estão em situação regular.
Conhecer as percepções de docentes que atuam no Bacharelado em Administração, as possíveis causas da evasão.
Indicar ações para conter a evasão a partir dos resultados do estudo,
Divulgar à Comunidade da FAT e à PRG os achados da pesquisa, por meio de seminário, de modo a sensibilizar sobre o assunto e buscar compromissos na institucionalização de uma política de contenção da evasão.
Estender a pesquisa para outros cursos da FAT.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
4
4
4

Página gerada em 19/04/2024 16:32:55 (consulta levou 0.057425s)