Nome do Projeto
Competências Gerenciais no Setor Público
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/04/2011 - 20/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Resumo
A pesquisa visa estudar em profundidadde as concepções que balizam as competências gerenciais, de forma a conhecer o perfil gerencial do gestor público muito além dos dados pessoais e de sua trajetória de formação profissional na percepção de Oderich (2005). A contemporaneidade nos leva a estudar o perfil do gestor público, ou seja, o sujeito que vai além de características técnicas no desempenho do cargo. Outras, aparecem na gestão pública, como é o caso das competências. Zarifian, citado por Tartuce (2004), numa perspectiva multidimensional, destaca que, de um lado a competência se refere à capacidade para agir em situações específicas e imprevisíveis, decorrente da inteligência prática ancorada nos conhecimentos adquiridos que são transformados. Observa-se que embora seja divulgado, o tema carece de mais pesquisas, em especial no âmbito local e regional. Para tanto, o projeto pretende numa metodologia de essência qualitativa, tratar do assunto com base em Vergara (2010) e Demo (2010).

Objetivo Geral

Desenvolver pesquisa no âmbito da gestão pública, com foco nas competências gerenciais.
Estudar em profundidade o tema competências, competências gerenciais e perfil gerencial no segmento federal em Pelotas.
Publicar ou ter aceite para publicação de artigo científico sobre o tema até março de 2012.
Participar de dois congressos de iniciação científica até dezembro de 2011.
Contribuir para a iniciação científica de alunos de graduação e pós-graduação sobre o tema,possibilitando a ampliação da equipe de trabalho.
Estudar a viabilidade e execução de curso de extensão para gestores públicos locais a partir dos resultados da pesquisa.
Dar continuidade à pesquisa, renovando o projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
6
6

Página gerada em 19/04/2024 18:03:02 (consulta levou 0.039175s)