Nome do Projeto
O Designer como Autor
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/05/2011 - 18/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Resumo
Uma interessante discussão sobre autoria foi iniciada na França há cerca de quarenta anos por Barthes (2004) – que defende “A morte do autor” em artigo do mesmo nome. E por Foucault (1992), - que rebate o colega em seu já clássico O que é um autor? Estas duas reflexões sobre autoria na escritura são instauradoras de inúmeros discursos sobre design autoral principalmente nos Estados Unidos nos anos 1990 inaugurando uma nova “corrente” na área, também denominada Design Autoral. Um destes textos instaurados, escrito por Michael Rock (2002) e intitulado “O Designer como Autor”, batiza esta pesquisa que visa aprofundar estas discussões conceituais cujos resultados são importantes para se pensar e projetar um design menos focado em prestação de serviços e mais ligado às possibilidades expressivas e autorais. A teoria, aqui, coexiste com uma prática que busca proporcionar a projetação de objetos gráficos autoiniciados. Inserido na grande área do Design que muitas vezes tem privilegiado apenas a objetividade e a neutralidade, o projeto “O Designer como Autor” busca repensar, de modo mais reflexivo, a já perene estrutura conceitual problema/solução e, ao mesmo tempo, pretende estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes.

Objetivo Geral

Proporcionar conhecimento teórico e prático acerca de design autoral que possibilite a projetação de objetos autoiniciados.

Específicos:
Problematizar teoricamente o Design Autoral nos Estados Unidos, Inglaterra, França e no Brasil;
Gerar alternativas projetuais para a criação de objetos de autor;
Desenvolver o projeto de uma destas alternativas que questione a neutralidade presente na estrutura conceitual problema/solução, a partir da metodologia projetual em design;
Especificar e produzir a alternativa escolhida, isto é, o objeto de design;
Expor e avaliar o objeto de design em relação ao mercado;
Estimular a capacidade empreendedora dos seus participantes;
Descrever o processo de design em forma de artigo científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
PRISCILA MENEZES SIQUEIRA2001/08/201318/08/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 19/04/2024 16:36:41 (consulta levou 0.058188s)