Nome do Projeto
Prospecção geofísica de aqüíferos na região da Campanha Leste do RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2011 - 01/06/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Resumo
Esse projeto de pesquisa pretende executar a prospecção geofísica de aqüíferos na região da seca na Campanha Leste do RS, como instrumento para a locação de poços tubulares profundos que possam garantir a redução ou mesmo eliminação dos problemas sociais advindos das crônicas secas sofridas pela região. Os métodos geofísicos de eletro-resistividade possuem uma vasta literatura internacional de aplicações de sucesso na prospecção e na locação de poços tubulares profundos. No entanto, tal ferramenta não tem sido disponibilizada às comunidades e aos poderes públicos da região como forma alternativa para a locação de poços tubulares profundos de alta vazão. A região da Campanha Leste do RS tem passado por períodos de longas secas, as quais estão relacionadas com os períodos de atuação do fenômeno La Niña. Esses períodos de seca afetam o abastecimento público de água potável da população A região de Bagé está geologicamente localizada na borda da Bacia do Paraná e no flanco sul do Arco de Rio Grande. Isso significa que estão expostas rochas cristalinas do embasamento e as rochas das formações sedimentares basais da Bacia do Paraná. Além disso, as rochas da região são cortadas por expressivas falhas regionais e por falhas subsidiárias menores. Dentro dessa condição geológica, dois tipos principais de aqüíferos podem ser vislumbrados: i) aqüíferos fraturados e ii) aqüíferos confinados em camadas sedimentares porosas. Assim, a prospecção geofísica com métodos de eletro-resistividade permitirá propor locais apropriados para a perfuração de poços tubulares profundos, em distintos tipos de aqüíferos.

Objetivo Geral

Meta:
- o desenvolvimento dos métodos geofísicos da eletro-resistividade e IP e o estabelecimento de assinaturas geofísicas para os dois tipos de aqüíferos encontrados na região da Campanha Leste do RS, como instrumento para a locação de Poços Tubulares Profundos de alta vazão.
Objetivos:
1) caracterização dos controles geológicos e geofísicos dos aqüíferos fraturados e dos aqüíferos confinados subterrâneos na região da Campanha Leste do RS,
2) avaliar a assinatura geofísica (ER-cl e IP) de poços tubulares produtores que estejam locados em ambos os tipos de aqüíferos para identificar padrões indicativos de poços de maior produção, e
3) locar poços tubulares nos diferentes tipos de aqüíferos na região da Campanha Leste do RS e avaliar a sua produção em relação às assinaturas geofísicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
5
7
10
10
10
10
10
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 23:18:49 (consulta levou 0.042891s)