Nome do Projeto
PESQUISA DE STAPHYLOCOCCUS COAGULASE POSITIVA METICILNA RESISTENTE EM ANIMAIS E TRABALHADORES EM SAÚDE ANIMAL E PROSPECÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA SEU CONTROLE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/04/2011 - 06/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Doenças Infecciosas de Animais
Resumo
Staphylococcus spp é uma bactéria Gram positiva ubíquo na natureza, frequentemente presente na pele e mucosas de animais, inclusive nas seres humanos. Esse gênero de bactéria é envolvida numa série de enfermidades localizadas como infecções de feridas cutâneas ou mais profundas, mastite, otite externa e média, ou sistêmicas, neste caso bastante relacionado a procedimentos invasivos, tanto em medicina humana como veterinária. Avaliar a importância de Staphylococcus coagulase positivo meticilina resistente em animais e em trabalhadores em saúde animal, assim como alternativas de controle. Serão utilizados para amostragem cães hígidos com proprietário (n>74) e cães de rua (n>74) recolhidos ao módulo canil do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Pelotas. Cães com enfermidades de pele ou otite (n>50) serão angariados junto a clinicas particulares e nos serviços de atendimento da Faculdade de Veterinária - UFPel. Os estudantes de veterinária do curso de Medicina Veterinária da UFPel (n=119) serão convidados a participar do projeto. Amostras de leite de quartos bovinos mastíticos (n>500) serão obtidas da rotina de trabalho do Laboratório de Doenças Infecciosas e de produtores da região sul do Rio Grande do Sul. Todos os procedimentos laboratoriais serão executados no Laboratório de Doenças Infecciosas da Faculdade de Veterinária UFPel.

Objetivo Geral

Avaliar a importância de Staphylococcus coagulase positivo meticilina resistente em animais e em trabalhadores em saúde animal, assim como alternativas de controle; Quantificar o problema SMR em saúde animal – cães, leite bovino – e estudantes de veterinária na região do Município de Pelotas-RS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
10
10
12
12

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 15:03:03 (consulta levou 0.036539s)