Nome do Projeto
Práticas Interpretativas no Repertório Brasileiro Contemporâneo para Piano Solo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/04/2011 - 20/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto “Práticas interpretativas no Repertório Brasileiro Contemporâneo para Piano Solo” insere-se na linha de pesquisa “Práticas Interpretativas na Música Contemporânea”. A pesquisa realizará um levantamento, seleção e estudo de repertório para piano solo de compositores brasileiros da atualidade. Abordará o repertório selecionado enfocando aspectos de sua prática interpretativa, interface com as novas notações, estratégias de preparação e de apresentação. Entendemos que para tal, envolverá a participação de diversos agentes; intérpretes, compositores, estudantes e ouvintes. O objetivo central da pesquisa é consolidar a importância das práticas interpretativas na produção recente. Entre seus objetivos específicos está:Fomentar um levantamento das obras recentes para piano solo de compositores brasileiros; Descobrir os recursos expressivos e de expansão sonora propostos pelo repertório em sua relação com a interpretação;Divulgar o repertório de piano solo e o repertório de música contemporânea brasileira em instituições acadêmicas e para a comunidade em geral e Subsidiar a formação acadêmica ampliando o conhecimento dos estudantes sobre a Música Contemporânea, bem como estimular a formação de novos pesquisadores.

Objetivo Geral

Gerais:
Considerando a necessidade de divulgação e do desenvolvimento de práticas interpretativas no repertório contemporâneo de música brasileira, o objetivo central da pesquisa é consolidar importância das práticas interpretativas na produção recente.

Específicos:

• Fomentar um levantamento das obras recentes para piano solo de compositores brasileiros.
• Descobrir os recursos expressivos e de expansão sonora propostos pelo repertório em sua relação com a interpretação.
• Divulgar o repertório de piano solo e o repertório de música contemporânea brasileira.
• Subsidiar a formação acadêmica ampliando o conhecimento dos estudantes sobre a Música Contemporânea, bem como estimular a formação de novos pesquisadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
TOMÁS GARCIA STORINO1201/10/201231/07/2013

Página gerada em 25/04/2024 05:58:41 (consulta levou 0.034804s)