Nome do Projeto
A PRODUÇÃO DO MAL-ESTAR DOCENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/09/2010 - 03/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este projeto tem como objetivo analisar a relação entre mal-estar docente e o processo de trabalho desenvolvido pelas professoras que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se do desdobramento da pesquisa ‘Constituição das Doenças da Docência (Docenças)’ (financiada pelo CNPq), desenvolvida entre junho de 2007 e outubro de 2009, que analisou aspectos, dimensões e elementos do processo de trabalho das professoras de escolas públicas municipais de Ensino Básico da cidade de Pelotas que geram o chamado mal-estar docente. O quadro teórico que servirá de suporte para análise dos dados se valerá do conceito de mal-estar docente e dos achados da pesquisa anterior. Metodologicamente a pesquisa se desenvolverá em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa será construído um banco de dados com informações sócio-demográficas, funcionais e médicas das professoras que atuam na Educação Infantil. Logo após será aplicado o instrumento Job Content Questionnaire (JCQ), visando capturar as demandas psicológicas das docentes em relação ao seu ofício. Na dimensão qualitativa a coleta de dados se dará através de entrevistas semi-estruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho e tudo que as cerca. Complementarmente será feito uma revisão bibliográfica sobre as políticas educacionais destinadas a Educação Infantil após a criação do Fundeb. Palavras-chave: processo de trabalho docente; mal-estar docente; educação infantil.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Analisar a relação entre mal-estar docente e o processo de trabalho desenvolvido pelas professoras que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.
Objetivos Específicos
a) Avaliar as políticas educacionais destinadas a Educação Infantil na cidade de Pelotas após a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – 2006 –, problematizando seus efeitos quanto à melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento profissional e pedagógico;
b) Especificar as características sócio-democráficas, funcionais e profissionais das professoras que atuam nas EMEIs de Pelotas;
c) Identificar as redes sociais de apoio ao trabalho das professoras (SME, Amigos da Escola; ONGs diversas, famílias; Conselho Tutelar, etc.) e as formas de colaboração com as EMEIs;
d) Avaliar as condições de saúde das professoras;
e) Classificar as doenças que geraram afastamentos do trabalho;
f) Especificar a medicação que possa estar sendo utilizada pelas professoras e suas formas de prescrição;
g) Descrever as práticas educacionais que são utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho, bem como o grau de exigência material e simbólica que elas demandam;
h) Analisar as demandas psicológicas e o controle das professoras sobre seu processo de trabalho, incluindo aí as relações sociais na escola e com as famílias;
i) Discutir a relação entre trabalho docente, gênero e educação de crianças pequenas nas EMEIs.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
8
8
8
16
16
16
20
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

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