Nome do Projeto
EFICÁCIA DE ANTIBIÓTICOS NA COMPOSIÇÃO DE DILUENTE PARA SÊMEN OVINO CRIOPRESERVADO E SUA INFLUÊNCIA NA VIABILIDADE ESPERMÁTICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2010 - 02/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
O uso da IA como ferramenta de biossegurança depende da eficiência do monitoramento sanitário dos reprodutores fornecedores de sêmen, da higiene durante a coleta, do processamento do sêmen e da logística de distribuição das doses até as propriedades. Caso estes cuidados sejam negligenciados, o uso de doses de sêmen de um mesmo reprodutor em um grande número de fêmeas pode implicar em aumento no risco de transmissão de enfermidades ao invés de prevenir, ocasionando problemas de desempenho reprodutivo nos plantéis. O processo de coleta do ejaculado é um procedimento no qual normalmente ocorre contaminação por microorganismos, principalmente bactérias gram negativas da família das Enterobacteriaceas influenciando negativamente a qualidade do ejaculado. A fonte de contaminação primária do sêmen está associada ao próprio reprodutor. Machos acometidos de enfermidades podem apresentar alterações na qualidade do sêmen e libido e devem ser afastados da rotina de coleta. Porém, animais aparentemente sadios podem encontrar-se no período de incubação de alguma enfermidade, com possibilidade de eliminação de patógenos pelo ejaculado, o qual seria destinado a IA antes mesmo da apresentação dos sinais clínicos e do estabelecimento do diagnóstico definitivo. Com isso, antibióticos são normalmente adicionados aos diluidores para prevenir o crescimento bacteriano. Devido ao fato de não existir um antibiótico capaz de inibir o crescimento de todos os tipos bacterianos, normalmente o uso de associações de antimicrobianos são mais indicadas. Tradicionalmente, enrofloxacina, ceftiofur sódico, associação de gentamicina, lincomicina, espectinomicina e tilosina, além da associação de penicilina e estreptomicina são os antibióticos adicionados aos diluentes de sêmen. Estudos já encontraram resistência aos antibióticos por parte de uma série de bactérias potencialmente contaminantes do ejaculado. Outro fator importante é que poucas informações estão disponíveis acerca do efeito dos antibióticos presentes no diluente sobre as características da célula espermática.

Objetivo Geral

Identificar e quantificar os principais microorganismos contaminantes do ejaculado de machos ovinos e verificar a eficácia de antibióticos na composição de diluente e seu efeito sobre a célula espermática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
01
12
MATEUS JUNIOR FLACH1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 22:19:13 (consulta levou 0.045491s)