Nome do Projeto
Projeto conceitual de uma colhedora de cebolas voltado a agricultura de base familiar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/04/2011 - 25/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Resumo
A cultura da cebola apresenta importância social e econômica, estando entre as hortaliças que mais geram emprego e renda na agricultura brasileira. Em se tratando de máquinas para colheita mecanizada de cebola, no Brasil, não existem máquinas que atendam as necessidades dos produtores, principalmente por se tratar de uma cultura que utiliza mão de obra familiar. A colheita é uma das etapas que demanda maior quantidade de mão de obra e esforço físico, necessitando também ser realizada num menor espaço de tempo possível. Portanto, vem a ser extremamente importante e necessário o desenvolvimento de um equipamento que atenda a estas necessidades sendo ao mesmo tempo eficiente e de baixo custo. Na realização deste trabalho será empregada a metodologia de fases do projeto, sendo abordadas as duas primeiras fases. Projeto informacional onde serão identificadas as necessidades dos clientes em relação à colhedora de cebolas para elaboração dos requisitos do agricultor e projeto conceitual no qual serão estabelecidas as estruturas funcionais viáveis para o atendimento dos requisitos de projeto, realizando-se pesquisas por princípios de solução e seleção das combinações mais promissoras dos mesmos a fim de que seja escolhida a concepção mais adequada para o atendimento das necessidades geradas.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Desenvolvimento do projeto conceitual de uma colhedora de cebolas movida por tração mecânica, direcionada as necessidades dos agricultores familiares.

Objetivos específicos:
Identificar o perfil da produção de cebolas do sul do Rio Grande do Sul e suas necessidades em relação à máquina;
Aplicar o modelo de fases nas etapas do desenvolvimento do projeto informacional e conceitual;
Testar e analisar os princípios de solução mais importantes para o desenvolvimento do projeto conceitual de forma a contribuir para minimização do trabalho com esta atividade agrícola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
4
4
6
CÉSAR SILVA DE MORAIS1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 92.400,00

Página gerada em 25/04/2024 17:06:01 (consulta levou 0.037654s)