Nome do Projeto
Demanda energética em ponteira sulcadora de plantio direto em função do ângulo de ataque
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/05/2011 - 09/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Elementos de Máquinas
Resumo
As hastes sulcadoras, utilizadas em semeadoras-adubadoras, têm a função de romper o solo e abrir um sulco para deposição de adubo e/ou sementes. Nas semeadoras-adubadoras voltadas para agricultura familiar, estas ferramentas são bastante difundidas, principalmente quando a tração animal é utilizada. Esse fato deve-se ao efeito de sucção desse elemento, o qual facilita a penetração no solo mesmo em maiores profundidades. Tal efeito torna-se necessário, pois a maioria das semeadoras utilizadas na agricultura familiar possui estruturas leves, dificultando a transferência de força vertical do elemento sulcador para o solo. Em máquinas que utilizam fontes de potência limitadas (tração animal e pequenos tratores), vem a ser essencial a escolha de hastes sulcadoras que demandem menor energia a fim de viabilizar sua operação. O trabalho proposto visa analisar um sulcador comercial, em diferentes ângulos de ataque, no sentido de avaliar o efeito dessa variação nos esforços horizontais e verticais, bem como na mobilização provocada no solo e no formato do sulco. O conhecimento obtido será aplicado no protótipo de semeadora de precisão voltado para a agricultura familiar de base ecológica que está sendo desenvolvido pelo Setor de Máquinas e Equipamentos Agrícolas Departamento de Engenharia Rural.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Avaliar a demanda energética de uma ponteira sulcadora de plantio direto, em ensaio de campo, utilizada em máquina de baixa potência, em função da variação de seu ângulo de ataque.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar as forças horizontais e verticais atuantes na ponteira sulcadora, em profundidade de trabalho, oriundas da utilização de diferentes ângulos de ataque;
Medir a influência dos ângulos testados na mobilização do solo e formato de sulco em decorrência da ação da ponteira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
LAURETT DE BRUM MACKMILL1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 92.400,00

Página gerada em 29/03/2024 10:47:28 (consulta levou 0.053177s)