Nome do Projeto
Estudo de Associação do Polimorfismo 677C→T do Gene da Metilenotetrahidrofolato Redutase (MTHFR) com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis na Coorte de 1982, Pelotas-RS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Resumo
A homocisteína (Hcy) é um aminoácido não essencial encontrado na forma de produto intermediário no metabolismo da metionina. O aumento da Hcy plasmática é fator de risco para o desenvolvimento de aterosclerose nos vasos coronários e cerebrais, assim como, para o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. A concentração plasmática de Hcy é influenciada tanto por fatores nutricionais, como o status do ácido fólico e as vitaminas B6 e B12, quanto por fatores hereditários, especialmente aqueles ligados às enzimas do metabolismo da metionina e da cisteína. Considerando que polimorfismos genéticos de base única constituem a base molecular da variação fenotípica entre os indivíduos e, que padrões de consumo alimentar são fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), os quais podem ser modificados através de uma orientação de dieta adequada, pretende-se investigar interações gene-ambiente-doença a fim de contribuir para o entendimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos em DCNTs. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar a associação do polimorfismo 677 C>T do gene da enzima Metilenotetrahidrofolato Redutase com fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis em indivíduos pertencentes à coorte de nascimentos ocorridos na cidade de Pelotas-RS, no ano de 1982.

Objetivo Geral

Avaliar a associação do polimorfismo 677 C>T do gene da enzima Metilenotetrahidrofolato Redutase com fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis em indivíduos pertencentes à coorte de nascimentos ocorridos na cidade de Pelotas-RS, no ano de 1982.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
08
08
08
08

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 20.000,00

Página gerada em 25/04/2024 15:54:54 (consulta levou 0.036236s)