Nome do Projeto
O estudo da gastronomia das etnias que compõem o legado cultural de Pelotas e sua inserção na cadeia produtiva do turismo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2011 - 08/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O turismo reflete atualmente, a evolução da sociedade contemporânea e evidencia múltiplas facetas em suas diversas inserções nos destinos que possuem atrativos naturais e culturais. Sua segmentação momentanea permite investigações detalhadas em diversas áreas evidenciando com isso, o esforço de comprovar os efeitos decorrentes de sua prática. Como parte da cadeia produtiva do turismo, a gastronomia regional é um aspecto de evidência compósita, capaz de reunir, alem dos elementos cultura, história, patrimônio, gastronomia, sociedade, elementos de valorização, memória, e também de desenvolvimento econômico na localidade ou espaço investigado. Diante disso, este estudo limita-se, territorialmente no município de Pelotas, a qual está inserida na Região Turística Costa Doce, no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Teoricamente, aborda as temáticas envolvendo turismo, cultura e gastronomia, dos quais se destacam alguns autores como Schlüter (2003), Barretto (2002) e Beni (2006). A metodologia pretende se utilizar da pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados abrangerá bases primárias e secundárias de informações. Como procedimento para obter informações qualitativas, o estudo poderá ter a abordagem direta ao entrevistado, utilizando o grupo de foco. O estudo também contemplará a etapa conclusiva identificada como pesquisa conclusiva. O resultado do trabalho que está sendo projetado deverá oferecer contribuições de natureza científica, social, cultural e econômica, evidenciado pela predisposição compósita do setor de turismo.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Realizar um estudo investigativo sobre as culinárias das etnias que compõem o legado cultural de Pelotas, bem como sua possibilidade de inserção na cadeia produtiva do turismo regional.

Objetivos específicos:
a) identificar as etnias que se expressam no município de Pelotas, tanto no meio urbano quanto rural que compõem o espaço de investigação;
b) realizar um levantamento de informações das culinárias representativas das etnias contextualizadas no seu momento histórico, social e econômico de manifestação tanto no meio urbano como no meio rural.
c) Identificar em que momento social e econômico a gastronomia enquanto identidade cultural de Pelotas passou a ser valorizada ou não pelos residentes e sua possibilidade de uso turístico.
d) verificar a possibilidade de inserção da culinária de etnias na cadeia produtiva do turismo através da identificação de roteiros gastronômicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
8
8

Página gerada em 25/04/2024 20:43:28 (consulta levou 0.037657s)