Nome do Projeto
PRODUÇÃO DE ANTICORPOS CONTRA Mycoplasma hyopneumoniae VISANDO A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO DA PNEUMONIA MICOPLÁSMICA SUÍNA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/04/2011 - 04/04/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
A suinocultura ocupa lugar de destaque na matriz produtiva do agronegócio brasileiro, constituindo uma importante atividade no âmbito econômico e social. Com o 3º maior plantel mundial e a 5º maior produção de carne suína, a suinocultura brasileira encontra bases bastante consistentes para continuar crescendo. Porém, alguns problemas sanitários se contrapõem a esta tendência, proporcionando um crescimento aquém do esperado. Dentre eles, a Pneumonia Micoplásmica Suína (PMS), uma das doenças infecciosas de maior impacto na suinocultura. O agente etiológico da PMS é a bactéria fastidiosa Mycoplasma hyopneumoniae que se adere aos cílios do trato respiratório suíno resultando na perda ciliar e em danos nas células epiteliais. A alta morbidade e a baixa mortalidade dos animais que desenvolvem a doença levam a grandes prejuízos econômicos na produção suína mundial demonstrando a necessidade de melhorias nos atuais métodos de manejo e gestão. Anticorpos monoclonais e policlonais contra antígenos de superfície específicos de M. hyopneumoniae são ferramentas importantes que podem auxiliar no entendimento dos fatores que influenciam a patogênese do organismo bem como na elaboração de vacinas e em ensaios de diagnóstico que possam correlacionar à presença de M. hyopneumoniae em tecidos de suínos lesionados. O objetivo desse projeto será produzir anticorpos monoclonais e policlonais contra antígenos de superfície de M. hyopneumoniae para a detecção e isolamento deste patógeno a partir de amostras biológicas.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é produzir anticorpos monoclonais e policlonais contra Mycoplasma hyopneumoniae para a utilização em ensaios de diagnóstico e prevenção da PMS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
12
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 90.000,00

Página gerada em 23/04/2024 20:02:22 (consulta levou 0.036759s)