Nome do Projeto
A REALIDADE UFPEL “ZEROLIBRAS” E O DESAFIO DA PRODUÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE LIBRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/05/2011 - 16/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A partir do Decreto 5626, o ensino de Librastornou-se obrigatório nos cursos de Licenciatura. Os desafios de seu ensino naEducação a Distância passam pela adequação da tecnologia a canais de produção erecepção diferentes dos das línguas orais. Busca-se compreender as concepçõessobre surdez dos alunos e tutores e analisar o impacto da disciplina de Libraspara a formação de professores em EAD. Além disso, pretende-se, a partir dainvestigação e análise dos materiais didáticos para ensino de Libras existente,produzir e qualificar o material didático para ensino de Libras a distância queatenda ao contexto da UFPEL.
Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL:
Investigar as representações que pessoas envolvidas na EAD têm acerca da surdez e o impacto provocado pela disciplina de Libras na modalidade EAD nessas representações.
Objetivos específicos:
1) Compreender as representações de tutores presenciais e a distância, bem como dos alunos, sobre a surdez e suas especificidades, tais como língua e cultura.
2) Analisar o impacto da disciplina de Libras a distância na rotina docente dos tutores presenciais e a distância dos cursos de Licenciatura a Distância do CEADUFPel.
3) Analisar o potencial pedagógico da disciplina de Libras para os alunos dos Cursos de Licenciatura a Distância.
4) Investigar a produção já existente de materiais e selecionar objetos de aprendizagem que apoiem a produção de uma disciplina de Libras a distância, tais como livros digitais, dicionários, plataforma moodle, entre outros.
5) Qualificar a disciplina de Libras a Distância do CEAD e criar para ela uma marca institucional da UFPEL.
Investigar as representações que pessoas envolvidas na EAD têm acerca da surdez e o impacto provocado pela disciplina de Libras na modalidade EAD nessas representações.
Objetivos específicos:
1) Compreender as representações de tutores presenciais e a distância, bem como dos alunos, sobre a surdez e suas especificidades, tais como língua e cultura.
2) Analisar o impacto da disciplina de Libras a distância na rotina docente dos tutores presenciais e a distância dos cursos de Licenciatura a Distância do CEADUFPel.
3) Analisar o potencial pedagógico da disciplina de Libras para os alunos dos Cursos de Licenciatura a Distância.
4) Investigar a produção já existente de materiais e selecionar objetos de aprendizagem que apoiem a produção de uma disciplina de Libras a distância, tais como livros digitais, dicionários, plataforma moodle, entre outros.
5) Qualificar a disciplina de Libras a Distância do CEAD e criar para ela uma marca institucional da UFPEL.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
40 | |||
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
ANGELA NEDIANE DOS SANTOS | 4 | 18/05/2011 | 18/12/2015 |
CLAUDIA DE ARRUDA SARTURI | 4 | 06/05/2013 | 18/12/2015 |
IVANA GOMES DA SILVA | 4 | 18/05/2011 | 18/12/2015 |
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF | 4 | 18/05/2011 | 18/12/2015 |
THALES CEZAR CASTRO | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
THALES CEZAR CASTRO | 12 | 01/08/2012 | 31/07/2013 |