Nome do Projeto
MESTRADO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/08/2011 - 08/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A pesquisa se refere ao estudo e acompanhamento da formação continuada de professores da educação básica, em um curso de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática. O estudo visa analisar os discursos de mudanças na educação básica no curso de mestrado profissional, nas discussões teóricas e metodológicas realizadas na universidade, e os discursos e práticas desenvolvidas pelos professores em suas escolas. A proposta de realização se dá na vertente teórica dos Estudos Culturais, com uma metodologia de pesquisa configurada como análise textual discursiva, em dados e informações oriundas de entrevistas com professores-mestrandos, de atividades desenvolvidas pelos professores na escola e nos materiais utilizados em sala de aula na educação básica.
Objetivo Geral
Analisar os discursos de mudanças na educação escolar em um curso de formação continuada de professores – Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática – e analisar os discursos de mudanças nas práticas desenvolvidas pelos professores nas escolas.
Objetivos específicos:
- analisar as falas dos professores sobre os processos de mudanças na educação escolar considerando as reflexões e discussões realizadas no curso de mestrado profissional;
- acompanhar e analisar os discursos de mudanças nas práticas desenvolvidas pelos professores na escola, com sua turma de alunos;
- analisar os materiais utilizados pelos professores no planejamento e no desenvolvimento de atividades na escola;
- realizar seminários nas escolas, aberto aos mestrandos envolvidos na pesquisa, mas, também, aos demais professores e à equipe diretiva da escola, de modo a levantar informações sobre como esses compreendem os propósitos de mudanças anunciados pela legislação e/ou pelas ações desenvolvidas na escola.
Objetivos específicos:
- analisar as falas dos professores sobre os processos de mudanças na educação escolar considerando as reflexões e discussões realizadas no curso de mestrado profissional;
- acompanhar e analisar os discursos de mudanças nas práticas desenvolvidas pelos professores na escola, com sua turma de alunos;
- analisar os materiais utilizados pelos professores no planejamento e no desenvolvimento de atividades na escola;
- realizar seminários nas escolas, aberto aos mestrandos envolvidos na pesquisa, mas, também, aos demais professores e à equipe diretiva da escola, de modo a levantar informações sobre como esses compreendem os propósitos de mudanças anunciados pela legislação e/ou pelas ações desenvolvidas na escola.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
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FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) | R$ 11.220,00 |