Nome do Projeto
A ANPEd E A PRODUÇÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES: A CONTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/08/2011 - 15/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Sociologia da Educação
Resumo
Neste estudo pretendemos dar continuidade à pesquisa realizada em projeto anterior, no qual realizamos um estado da arte sobre gênero e sexualidades na produção da ANPEd, até 2006. Agora, queremos atualizar o estado da arte já elaborado, estendendo-nos até 2011, mas acrescentando agora, questionamentos que nos permitam conhecer melhor os embates travados, no espaço acadêmico da ANPed, para fazer avançar e fortalecer o campo dos estudos de gênero e sexualidades. Desta forma, se o primeiro estudo tinha um caráter mais exploratório, dirigindo-se a conhecer, de maneira ampla, o que está sendo produzido sobre gênero e sexualidades, neste segundo pretendemos centrarmo-nos mais nas diferenças e semelhanças encontradas na produção, a partir das orientações teórico-metodológicas presentes tanto nos trabalhos das e dos pesquisadores, individualmente falando, como nos grupos de pesquisas onde elas e eles se referenciam. Parte-se da observação da tendência de solidificação dos grupos de pesquisa, enquanto geradores de conhecimento capaz de sustentar a elaboração de políticas públicas. Por fim, certamente o espaço dos GT’s, também caracterizados por diferentes disputas no campo acadêmico, deve permitir a percepção de distintas orientações.

Objetivo Geral

Considerando projeto anterior, que realizou um estado da arte da produção a respeito de gênero e sexualidades na ANPEd, até 2006, são os seguintes os objetivos:
1) Dar continuidade ao mapeamento dos trabalhos publicados na página WEB da ANPEd que abordam as temáticas gênero e sexualidades, nas reuniões compreendidas entre 2007 e 2011 (30ª a 34ª Reuniões).
2) Rastrear o pertencimento de autores/as a grupos de pesquisas cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
3) Tomando por referência especialmente a produção apresentada no GT 23, destacar principais objetos, metodologias e referências utilizados nos trabalhos, examinando quais as similaridades existentes nos trabalhos produzidos por pessoas pertencentes a grupos de pesquisas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
4

Página gerada em 29/03/2024 11:20:46 (consulta levou 0.037141s)