Nome do Projeto
Cultura Escrita e documento
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
Este estudo busca compreender e problematizar as práticas de escritas de si no período compreendido entre o final do século XIX e primeira metade do XX, no Brasil, no intuito de compreender a afirmação da cultura escrita a partir da idéias de que diários, livros razão e cartas privadas são indícios de sociabilidades e convivialidades, marcadores de práticas de escrita e de leitura e, são também, indicadores dos diferentes usos e das diferentes habilidades nos usos da escrita. Para tanto, conjuntos de epistolares particulares, cadernos de receitas e outros documentos privados. Trata-se de um estudo histórico, de pesquisa qualitativa, que objetiva o exame de práticas e artefatos culturais, inscritos nos marcos de uma História Cultural.

Objetivo Geral

Compreender os modos como se constituem as escritas de si no final do século XIX e na primeira metade do século XX, no sul do Brasil, e como se articulam a um universo mais amplo de práticas da cultura escrita. O objeto deste estudo é o exame de práticas e artefatos culturais mobilizados nas escritas de si e sua relevância no período indicado. Assim, usos da escrita, distribuição das capacidades de escrever e ler, materialidades do escrito, lugares, maneiras das escritas e leituras, são pensados no âmbito das escritas de si.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
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Marcelo Lopes Lima1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

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