Nome do Projeto
AVALIAÇÕES EXTERNAS: EFEITOS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2011 - 01/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Aval. de Sistemas, Inst. Planos e Programas Educacionais
Resumo
Este projeto de pesquisa se refere ao estudo dos dicursos e práticas que instituem as avaliações externas – ENEM e ENADE – na universidade e na educação básica, bem como os efeitos desses discursos e práticas nas estruturações curriculares. A pesquisa consiste em colocar em articulação os documentos legais e demais artefatos culturais – revistas, folders, livros, etc –, as avaliações publicadas no site do MEC/INEP/SINAES e as falas de acadêmicos de cursos de Licenciatura em Química, de professores de Química do ensino médio e de alunos do ensino médio, procurando ver, no período de 1998 a 2011, quais discursos circulam na escola e na universidade e quais os efeitos desses discursos nas práticas realizadas. Ao cruzar as informações sobre o que têm sido enfatizado pelos professores e alunos nas escolas e na universidade com relação às avaliações externas, procuramos ver consonâncias/divergências sobre as finalidades dos exames em diferentes momentos. A proposta de realização desse estudo se dá na vertente teórica dos Estudos Culturais, com uma metodologia de pesquisa configurada como análise documental e de discursos. O corpus de análise constituirá nos documentos oficiais publicados em sites do MEC, nas provas do ENEM e ENADE, nas produções da mídia acerca desse tema e nas entrevistas com licenciandos em química e professores e alunos da educação básica.

Objetivo Geral

Analisar os efeitos das avaliações nacionais para o ensino superior e para a escola básica nos discursos e práticas de acadêmicos de cursos de Licenciatura em Química, e de professores e estudantes da Educação Básica referentes às avaliações externas ENADE e ENEM.
São objetivos específicos:
- analisar a produtividade das avaliações externas na mídia e ver quais discursos circulam nesses materiais;
- conhecer as concepções de acadêmicos ingressantes e concluintes sobre os exames ENEM e ENADE.
- analisar as mudanças nas finalidades do ENEM e do ENADE no período do estudo ;
- analisar as questões das provas do ENEM e do ENADE, procurando ver os movimentos no tipo de abordagem de conhecimentos em diferentes momentos
- analisar os possíveis efeitos no currículo vigente
- analisar as práticas de gestão nesse período que podem ser consideradas como efeitos das avaliações nacionais
- realizar um histórico dos exames nacionais sob a perspectiva de suas continuidades e rupturas, seus efeitos políticos e sociais e suas perspectivas de gestão do saber.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
05
05
05

Página gerada em 24/04/2024 01:14:01 (consulta levou 0.044549s)