Nome do Projeto
Análise de algumas propriedades físico-químicas e da atividade antimicrobiana de cimentos experimentais utilizados em obturação retrógrada.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/10/2011 - 20/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
MTA é o material retro-obturador mais biocompatível e pode ser usado com resultados previsíveis em cirurgia parendodôntica. Os testes in vitro ajudam na seleção do material mais adequado e com melhores propriedades. A possibilidade de introduzir cimentos à base de MTA com polimerização dual e melhor capacidade de selamento podem aumentar o sucesso das cirurgias parendodônticas. O objetivo deste estudo será avaliar o pH, a liberação de íons cálcio e a atividade antimicrobiana dos seguintes materiais retro-obtutadores: ProRoot ® MTA; ProRoot ® MTA + Clorexidina 0,12% ; MTA Resinoso Experimental de polimerização dual (CDC-Bio/UFPel); MTA Resinoso Experimental de polimerização dual (acrescido Clorexidina 0,12%) (CDC-Bio/UFPel). Para aferição do pH e para a determinação da capacidade de liberação de ions cálcio serão utilizados tubos de polietileno com diâmetro interno de 1,0mm e comprimento de 1cm com apenas uma de suas extremidades aberta. Os tubos serão preenchimento com um dos cimentos testados e os espécimes serão imediatamente imersos em tubos de ensaio contendo 10mL de água deionizada. As avaliações serão realizadas nos períodos de 3, 24, 72, 168 horas (7dias). Os tubos serão transferidos após cada período experimental em novos tubos contendo 10 mL de água deionizada. A liberação de cálcio será verificada por espectrofotometria de absorção atômica e a medida do pH será realizada através de um pHmetro analógico. A atividade antimicrobiana dos cimentos será avaliada contra o microrganismo Enteroccocus faecalis, através do Teste do Contato Direto. Após será realizada a tabulação dos dados e análise estatística com nível de significância 5%.

Objetivo Geral

Avaliar algumas propriedades físico-químicas de cimentos experimentais à base de MTA indicados para a obturação retrógrada, como: pH (potencial hidrogêniônico) e capacidade de liberação de íons cálcio. Além disso, analisar a atividade antimicrobiana destes cimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 20/04/2024 12:03:34 (consulta levou 0.041657s)