Nome do Projeto
Efeito do uso de rbST no período de pré-parto sobre os indicadores de balanço energético e potencial esteroidogênico do folículo da primeira onda pós-parto em vacas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/01/2012 - 15/01/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
Serão utilizadas 60 novilhas da raça Holandês. Grupo Somatotropina receberá duas aplicações de somatotropina pré-parto, e Grupo Controle receberá aplicações de placebo na mesma freqüência, volume e local de aplicação que o Grupo Somatotropina. Serão realizadas 4 coletas de sangue pré-parto, uma coleta no dia do parto e a cada 3 dias até o dia 21 pós-parto. No período pré-parto serão avaliadas as concentrações plasmáticas de glucose, NEFA, IGF-I e insulina. No período pós-parto serão avaliados os mesmos parâmetros descritos para o período pré-parto, além das concentrações de progesterona e estradiol. A produção de leite será avaliada diariamente de 3 a 30 dias pós-parto. Semanalmente neste mesmo período serão coletadas amostras para avaliação de gordura, proteína, lactose e contagem de células somáticas. O escore de condição corporal será avaliado semanalmente de -35 a 30 dias. Além disso, no período pós-parto serão realizadas 4 biópsias hepáticas em 10 vacas de cada grupo. será realizada uma PCR em tempo real com os primers específicos para determinação do nível de mRNA para GHR, GHR 1A, IGF-I. Além disso, uma parte do material será processado rotineiramente para histopatologia, para posterior observação em microscópio óptico de luz e vizualização da infiltração de gordura nos hepatócitos. No período pós-parto também será realizado o acompanhamento do desenvolvimento folicular através de exames ultrassonográficos, efetuados a cada 3 dias. O procedimento será realizado a partir do dia 9 pós-parto até o momento da ovulação.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Verificar o efeito da administração de somatotropina no período pré-parto em novilhas leiteiras sobre o desenvolvimento folicular da primeira onda pós-parto, momento da primeira ovulação e marcadores de balanço energético.
Objetivos específicos
Avaliar o efeito da somatotropina pré-parto sobre:
1) Níveis sanguíneos de glucose, NEFA, insulina e IGF-I durante o período periparto;
2) Expressão hepática de RNAm para GHR, GHR 1A e IGF-I no período pós-parto;
3) Diâmetro e concentração de estradiol e progesterona do folículo dominante da primeira onda folicular pós-parto;
4) Momento da primeira ovulação pós-parto;
5) Produção e composição do leite nos primeiros 30 dias pós-parto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 0,00

Página gerada em 17/12/2018 03:12:35 (consulta levou 0.071411s)