Nome do Projeto
Coberturas à base de fécula de mandioca e goma xantana: Efeito na qualidade pós-colheita de morangos cv. Camarosa
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
12/12/2011 - 12/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O morango (Fragaria x Ananassa Duch.) é um fruto não climatérico muito consumido mundialmente. Além de suas características sensoriais muito atrativas como, suculência, cor e sabor intensos, é considerado rico em vitamina C apresentando um teor médio de ácido ascórbico de 60mg/100g, possui um alto nível de atividade antioxidante, relacionada principalmente aos teores de compostos fenólicos presentes no pseudofruto. Pesquisas mostram que coberturas a base de fécula de mandioca, aplicadas em morangos minimamente processados mantidos sob refrigeração, estendem a vida útil do produto, além de aumentar a vida útil a película de fécula de mandioca também melhora o aspecto dos alimentos, visto que atribui aos mesmos uma aparência mais brilhante e atraente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito do uso de coberturas à base de fécula de mandioca, goma xantana e diferentes plastificantes combinada a temperatura de armazenamento na vida útil e no teor de fitoquímicos presentes em morangos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o efeito do uso de coberturas à base de fécula de mandioca combinada com goma xantana e diferentes plastificantes na qualidade física e físico-química de morangos.

Objetivos específicos
-Verificar o efeito das coberturas contendo 3% (m/v) de fécula de mandioca, adicionadas ou não de 0,1% (m/v) Goma xantana na qualidade física, físico-química e teor de fitoquímicos em morangos.
-Avaliar o uso de diferentes plastificantes (Sorbitol ou glicerol) combinados com a fécula de mandioca 3% (m/v) e/ou goma xantana 0,1% (m/v).
-Avaliar a influência do uso de coberturas combinada a temperatura de armazenamento de 8±1ºC na vida útil e no teor de fitoquímicos presentes em morangos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
3
6

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 19:55:41 (consulta levou 0.041607s)