Nome do Projeto
Análise da estrutura e da diversidade genética de populações de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho convencional e milho transgênico de diferentes regiões do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 31/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) é uma espécie polífaga que ataca diversas culturas economicamente importantes em vários países. É conhecida na fase larval como lagarta-do-cartucho e é a principal praga da cultura do milho no Brasil e seus danos podem comprometer seriamente a produção. A distribuição geográfica de S. frugiperda no Brasil ocorre em função da alimentação diversificada e disponível o ano todo e das condições climáticas favoráveis, sendo encontrada em todas as regiões do território nacional. Devido a sua grande importância e ampla distribuição torna-se necessário a realização de estudos mais detalhados da praga, a fim de tornar o seu controle mais eficiente e eficaz. Desta forma objetiva-se com o desenvolvimento desse projeto, analisar a diversidade estrutural e genética de 10 populações de S. frugiperda em milho convencional e milho transgênico, que serão coletadas em diferentes regiões do Brasil. Essas análises serão realizadas mediante extração de DNA, com o uso de marcadores moleculares AFLP e RAPD.

Objetivo Geral

Analisar a estrutura e a diversidade genética de 10 populações de Spodoptera frugiperda (J.E.Smith) (Lepidoptera: Noctuidae), em milho convencional e milho transgênico em diferentes regiões do Brasil, com a utilização de marcadores AFLP e RAPD.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
16
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 7.730,00

Página gerada em 29/03/2024 10:18:02 (consulta levou 0.051553s)