Nome do Projeto
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO PROLONGADA DA CREATINA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS MORFOFUNCIONAIS CARDÍACAS DE RATOS SUBMETIDOS AO TREINAMENTO FÍSICO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/11/2011 - 16/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Cardiovascular
Resumo
A prevalência de incapacidade e dependência funcional é maior em idosos e está intimamente associada à redução da massa muscular (sarcopenia), que ocorre, até mesmo, em indivíduos saudáveis. A sarcopenia é responsável pela redução de mobilidade e aumento da incapacidade funcional e dependência. Quando associada à fragilidade, esta perda gera custos econômicos e sociais. Uma das possíveis opções terapêuticas e preventivas da sarcopenia durante o envelhecimento é o uso de creatina. Entretanto, são escassos os estudos que investigam os efeitos da creatina sobre o coração. Portanto, o objetivo do presente projeto de pesquisa é determinar as alterações cardíacas estruturais e funcionais causadas pela suplementação prolongada de creatina em ratos sedentários e em ratos submetidos ao treinamento físico.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Determinar as alterações cardíacas estruturais e funcionais causadas pela suplementação prolongada de creatina em ratos sedentários e em ratos submetidos ao exercício físico.
Objetivos Específicos
1) Analisar os parâmetros morfofuncionais cardíacos pela ecocardiografia.
2) Estudar aspectos morfológicos do músculo papilar no ventrículo esquerdo de ratos treinados e sedentários, submetidos à suplementação nutricional com creatina durante 40 semanas.
3) Mensurar o dano oxidativo aos lipídios de membrana, assim como a atividade das enzimas antioxidantes SOD, CAT e GPx no tecido cardíaco.
4) Verificar o imunoconteúdo das proteínas pró-apoptóticas Bax e caspase-3 ativada, em amostras do músculo papilar de ratos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
8
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Iniciativa privadaR$ 0,00

Página gerada em 20/04/2024 03:11:30 (consulta levou 0.039369s)