Nome do Projeto
Terminologia de conservação e restauração de bens culturais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/03/2012 - 05/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
O projeto visa elaborar produtos terminológicos na área de conservação e restauração, a qual tem como missão preservar, salvaguardar e recuperar os objetos que constituem a herança cultural da sociedade. A partir de um projeto piloto, voltado especificamente para os termos da área da conservação e restauração de obras em papel, objetiva-se estabelecer uma metodologia que poderá posteriormente ser aplicada nas demais áreas específicas da conservação e restauração. O desenvolvimento do projeto justifica-se pela necessidade de referenciais teóricos que respaldem o crescimento e desenvolvimento científico de uma área ainda em fase de implantação no Brasil. Ao final do projeto serão elaborados produtos terminográficos, como por exemplo glossários, os quais poderão ser disponibilizados para os profissionais da área e demais interessados em formatos impressos ou digitais.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Desenvolver estudos sobre a terminologia do campo da conservação e restauração de bens culturais móveis.

Objetivos específicos:

- Desenvolver um projeto-piloto de identificação, sistematização e divulgação de termos técnico-científicos empregados especificamente no campo de conservação de conservação e restauração de obras em papel.
- Estabelecer uma metodologia de trabalho que possa ser aplicada posteriormente para a elaboração de terminologias das demais áreas da conservação e restauração de bens culturais.
- A partir do projeto piloto, propor a elaboração de diferentes produtos terminolográficos do campo de conservação e restauração de obras em papel.
- Disponibilizar on-line os resultados do projeto-piloto em forma de um glossário e uma base de dados para estudantes e profissionais conservadores-restauradores e de outras áreas afins.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
10
10
10

Página gerada em 28/03/2024 09:33:35 (consulta levou 0.034983s)