Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, ESTUDO FARMACOLÓGICO E EFEITOS BIOLÓGICOS PRELIMINARES DE Sisyrinchium vaginatum Spreng (CANCHALÁGUA)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2011 - 02/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Resumo
O uso de ervas, extratos vegetais e derivados de produtos naturais é uma modalidade terapêutica que vem acompanhando o desenvolvimento dos povos. Muitos derivados de plantas foram originalmente descobertos através do estudo de usos tradicionais, demonstrando a grande importância dos produtos naturais na gênese de novos fármacos. Ainda hoje, muitas classes de substâncias farmacologicamente ativas incluem um protótipo de origem natural. A proposta visa a identificação de substâncias farmacologicamente ativas em patologias como as doenças infecciosas, a partir de espécies empregadas na medicina popular do Estado do Rio Grande do Sul. As principais metas são isolar e identificar os componentes majoritários de Sisyrinchium vaginatum Spreng. e verificar suas possíveis atividades farmacológicas e biológicas.

Objetivo Geral

Tendo em vista a importância das plantas medicinais como fontes de novos fármacos e que a etnofarmacologia pode servir como uma ferramenta útil para a descoberta de espécies com potencial atividade no tratamento de doenças, o presente projeto tem como foco consolidar e expandir atividades de pesquisas interdisciplinares nas instituições engajadas, UNIPAMPA e UFPEL, visando à identificação de substâncias farmacologicamente ativas em patologias como as doenças infecciosas, a partir de espécies empregadas na medicina popular do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, os objetivos centrais deste trabalho são isolar e identificar os componentes majoritários de Sisyrinchium vaginatum Spreng. e verificar suas possíveis atividades farmacológicas e biológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
05
05
05
05
10
10
10
10
15

Página gerada em 29/03/2024 12:39:09 (consulta levou 0.036190s)