Nome do Projeto
AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO DE OVOS EM DUAS GERAÇÕES SUCESSIVAS DE CODORNAS DE CORTE ALIMENTADAS COM RAÇÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DE LISINA.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2012 - 02/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia
Resumo
O objetivo do projeto será avaliar o nível adequado de Lisina na dieta de codornas de corte na fase de postura(42 aos 126)em processo de seleção genética no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas que proporcione um melhor desempenho zootécnico das aves, avaliando o ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, idade ao primeiro ovo, produção e qualidade interna e externa dos ovos buscando-se encontrar o melhor desempenho das aves com o nível adequado de Lisina na dieta. Os resultados esperados nas características físicas dos ovos são importantes no melhoramento de aves por influenciarem no rendimento produtivo e reprodutivo de futuras gerações, e também por estarem relacionadas diretamente a qualidade e o desenvolvimento dos pintainhos, buscando-se encontrar o melhor desempenho das aves com o nível adequado de lisina na dieta. Esses resultados podem definir prioridades e estabelecer métodos para que seja atingido o melhor resultado econômico, visto que a seleção de uma característica pode ocasionar alterações nas demais características de interesse.

Objetivo Geral

O objetivo do presente trabalho será estimar a exigência de Lisina na fase de postura (42 aos 126 dias) que proporcione um melhor desempenho zootécnico para a nova linhagem de codornas de corte em desenvolvimento no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Analisar ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, idade ao primeiro ovo, produção de ovos e qualidade externa e interna dos ovos; chegando-se ao melhor nível de Lisina na dieta para essa fase. A qualidade interna e externa dos ovos produzidos será avaliada dos 42 até 126 dias de idade, em três períodos de 28 dias cada, em duas gerações sucessivas de codornas de corte selecionadas geneticamente pelo peso corporal aos 42 dias, utilizando-se a inclusão de níveis diferentes de lisina nas rações nesta fase.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
10
JERUSA MARTINS GERMANO DE ASSUMPÇÃO1201/10/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 20/04/2024 10:43:46 (consulta levou 0.044209s)