Nome do Projeto
Investigação fitoquímica e avaliação da potencial atividade na depressão pós-parto de plantas nativas do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/11/2011 - 07/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Resumo
Depressão é um transtorno de humor que causa forte impacto sobre a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. O número crescente de casos e suas conseqüências sociais fizeram da depressão um grande problema de saúde pública que afeta até 20% da população mundial. A depressão pós-parto é definida como um transtorno depressivo maior. Os mecanismos envolvidos na depressão ainda não são completamente conhecidos, sabe-se que existem fatores psicológicos, genéticos e ambientais. A depressão pós-parto pode se manifestar com intensidade variável, tornando-se um fator dificultante do estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança. Para a mulher, o ciclo gravídico-puerperal é considerado período de risco para o psiquismo devido à intensidade da experiência vivida. A prevalência dessa desordem é de 10 a 15%. Devido à grande popularidade da utilização de plantas medicinais para o tratamento da depressão, nos últimos anos, conjuntamente com a falta de dados ou relatos, no nosso conhecimento, da avaliação de plantas medicinais na depressão pós-parto torna-se imprescindível a descoberta de novas moléculas e alvos terapêuticos para o tratamento da depressão pós-parto. Desta forma, o bioma pampa se apresenta como indúbita fonte de plantas potencialmente promissoras para interesse farmacêutico. Sua importância explica a escolha do local de ocorrência e coleta das espécies.

Objetivo Geral

Tendo em vista a importância das plantas medicinais como fontes de novos fármacos e que a quimiotaxonomia pode servir como uma ferramenta de busca útil para a descoberta de espécies com potencial atividade no tratamento de doenças, o presente projeto tem como foco à identificação de substâncias farmacologicamente ativas no referido distúrbio psiquiátrico, a partir de espécies nativas do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, os objetivos centrais deste trabalho são verificar suas possíveis atividades farmacológicas, bem como isolar e identificar os componentes majoritários das plantas de interesse.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
05
05
10
10
10
10
10
15
35

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 23/04/2024 20:41:47 (consulta levou 0.040856s)