Nome do Projeto
Avaliação da atividade biológica de derivados das tiazolidinonas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2011 - 01/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
Tiazolidinonas são compostos heterocíclicos que apresentam em sua estrutura um átomo de enxofre, um átomo de nitrogênio e uma carbonila. São encontradas na literatura diversas aplicações das tiazolidinonas nos campos da medicina e da agricultura, por exemplo, como antiretroviral, anti-inflamatória, antibacteriana, anticonvulsivante, tuberculostática e inseticida. Pesquisas biológicas voltadas para antioxidantes e radicais livres têm produzido resultados promissores no que se refere às novas abordagens terapêuticas. Dessa forma, terapias antioxidantes têm surgido como alternativas para o tratamento doenças degenerativas crônicas incluindo câncer, inflamação e doenças neurodegenerativas. Considerando o que foi exposto, este trabalho tem por objetivo avaliar a atividade antioxidante de derivados sintéticos das tiazolidinonas, com intuito de descobrir novas moléculas bioativas.

Objetivo Geral

O objetivo geral desse projeto será estudar o efeito in vitro de derivados sintéticos das tiazolidinonas sobre alguns parâmetros bioquímicos em córtex cerebral e fígado de ratos jovens.

Metas:

1. Fazer uma triagem da atividade antioxidante das tiazolidinonas utilizando testes bioquímicos que não necessitam de tecidos biológicos;
2. Estudar o efeito in vitro de diferentes concentrações das tiazolidinonas sobre alguns parâmetros de estresse oxidativo em córtex cerebral e fígado de ratos jovens;
3. Propor alterações nos substituintes das moléculas já sintetizadas e testadas, para o melhoramento da atividade biológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
6
6
6
12

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 15:35:35 (consulta levou 0.049899s)