Nome do Projeto
Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos para a Determinação de Contaminantes Inorgânicos (Macro e Micro Constituintes) em Xantana por Espectrometria de Absorção Atômica (AAS)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/03/2012 - 06/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Resumo
A Xantana é um exopolissacarídeo produzido por bactérias do gênero Xanthomonas, possuindo ampla aplicação na indústria petrolífera e de alimentos, como aditivo. Desta forma, apresenta-se um projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de contaminantes inorgânicos (macro e micro constituintes) em amostras de Xantana por Espectrometria de Absorção Atômica (AAS). Pretende-se criar uma estratégia analítica de controle de qualidade da produção de Xantana, em virtude de que a matéria prima utilizada, muitas vezes não tem a qualidade necessária e os reagentes são classificados com sendo de classe comercial e não se adequam ao consumo humano. Assim, o foco dos estudos será voltado especialmente para as Xantanas que são destinadas a utilização na indústria de alimentos, que ao final entra na cadeia alimentícia dos seres humanos, principalmente em populações mais desenvolvidas, que consomem cada vez mais produtos industrializados. Com relação ao desenvolvimento e validação dos métodos analíticos, serão contemplados estudos relacionados ao preparo da amostra, otimização completa dos parâmetros instrumentais do espectrômetro de AAS, estudos para introdução da amostra no equipamento (modo chama, forno de grafite e/ou geração de vapor), estudos de calibração, validação e por fim, tratamentos estatísticos dos dados gerados. Ao final do projeto, serão desenvolvidos trabalhos científicos a serem publicados e apresentados em eventos científicos relacionados à nossa área de pesquisa.

Objetivo Geral

Com base no que foi apresentado, o presente projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de contaminantes inorgânicos (macro e micro constituintes) em Xantana por espectrometria de absorção atômica (AAS). Serão investigados desde o procedimento de preparação da amostra, otimização completa dos parâmetros operacionais do instrumento de AAS, estudos para introdução da amostra no equipamento (modo chama, forno de grafite e/ou geração de vapor), com a finalidade de obter o melhor desempenho da técnica e métodos isentos de interferências, avaliando as diferentes formas possíveis de calibração, tanto a convencional que faz uso de padrões aquosos ou a por adição do analito, quando necessário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
BRUNA MALAQUIAS JADO1201/08/201331/07/2014
EMANOELLI RESTANI LOPES1201/08/201331/07/2014
LEANDRO SOUSA SEVILHA1201/10/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 29/03/2024 10:05:34 (consulta levou 0.053591s)