Nome do Projeto
Avaliação do efeito in vivo do iodo sobre par âmetros químicos e bioquímicos em cérebro de ratos adultos e recém nascidos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2012 - 03/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
O iodo é um dos elementos-traço essenciais presente em processos metabólitos em humanos e animais. No organismo humano o iodo encontra-se geralmente na forma de hormônios da tireóide, tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), bem como intermediários desses hormônios e seus produtos de degradação, monoiodotirosina (MIT) e di-iodotirosina (DIT). Esses hormônios desempenham funções orgânicas relevantes como termorregulação, aumento no consumo de oxigênio, estímulo da síntese e degradação de proteínas e lipídios, síntese de glicogênio e utilização de glicose, formação de vitamina A, além de atuarem na regulação e desenvolvimento do sistema nervoso central. Tendo em vista a escassez de estudos referentes ao excesso de iodo do organismo, o presente trabalho visa à avaliação e o desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação de iodo em amostras de cérebro de ratos e a investigação de alterações e respostas bioquímicas.

Objetivo Geral

I) Como atividades de pesquisa: Desenvolver um método de preparo de amostras para a subseqüente determinação de iodo em cérebro de ratos após seu nascimento para avaliar a capacidade de absorção e as conseqüências no desenvolvimento do cérebro. Identificar possíveis alterações em parâmetros bioquímicos como Na+/K+-ATPase e acetilcolinesterase.

II) Como atividade de ensino: Envolver os acadêmicos e pesquisadores, de forma que, com auxilio de áreas diversificadas, seja possível interpretar e avaliar os resultados obtidos. Investigar as implicações do excesso de iodo no cérebro, assim como possibilitar a integração entre vários grupos de pesquisa colaboradores para o desenvolvimento desse projeto, formar acadêmicos com interesse pela pesquisa voltada para o desenvolvimento de métodos analíticos para aplicação biológica.

Metas:
1. Avaliação dos métodos de preparo de amostra de cérebro de ratos para subseqüente determinação de iodo, evitando erros por perda de analito;
2. Otimização do método para determinação de iodo em cérebro de ratos;
3. Estudar o efeito in vivo do excesso de iodo sobre a atividade da Na+/K+-ATPase em córtex cerebral de ratos;
4. Estudar o efeito in vivo do excesso de iodo sobre a atividade da acetilcolinesterase em córtex cerebral de ratos;
5. Qualificar recursos humanos, dos cursos de Graduação e Pós Graduação, incentivando o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica em experimentações in vivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
8
8
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 08:13:26 (consulta levou 0.049507s)