Nome do Projeto
Percepção dos estudantes e professores sobre o solo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Resumo
O solo e suas relações com o ambiente é assunto tratado nos diferentes níveis da educação, desde o ensino básico até o ensino superior. Ele é componente essencial do meio ambiente, desempenhando funções fundamentais no funcionamento dos ecossistemas terrestres. Além disso, esse recurso é utilizado para os mais diversos usos, e muitas vezes, sofre os impactos do seu uso inadequado. Este projeto busca um panorama sobre a percepção dos professores e alunos, de escolas públicas e privadas, rurais e urbanas, sobre o solo, e a partir deste levantamento, buscar estratégias de ensino sobre o solo. Além disso, espera-se identificar as ferramentas de ensino inovadoras para trabalhar o tema solo com os estudantes e avaliar o potencial do uso da internet como ferramenta de ensino. Este projeto de pesquisa está associado ao projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental”, registrado no COCEPE sob número 52123011, onde a pesquisa é a fase do levantamento da percepção sobre o solo e a extensão é a fase de difusão e aplicação de estratégias de ensino e conhecimento. Este projeto será desenvolvido em escolas de Pelotas, incluindo escolas da rede pública e privada de ensino, da área rural e urbana, e diferentes séries/níveis. Questionários estruturados serão entregues à professores e alunos das escolas. Os questionários de professores serão diferentes daqueles dos alunos, enfocando para cada segmento determinadas questões relacionadas ao solo. No caso dos professores, além de questões relacionadas à percepção do solo, serão feitas questões relativas à ferramentas de ensino. A partir da análise dos questionários, atividades de ensino relacionadas ao solo serão propostas junto aos professores e alunos. A partir desta proposta, espera-se que a abordagem do solo e suas relações com o ambiente e sociedade sejam qualificadas no ambiente escolar, facilitando sua compreensão, através de ferramentas de ensino apropriadas. A partir da abordagem mais qualificada sobre o solo, espera-se ainda uma conscientização a respeito do uso do solo, acarretando mudanças no seu uso, partindo para uma forma mais sustentável.

Objetivo Geral

- Avaliar a percepção de estudantes e professores a respeito do solo;
- Comparar a percepção a respeito do solo entre estudantes de escolas públicas e privadas, rurais e urbanas, e de diferentes séries/níveis de ensino;
- Identificar o número de professores que utilizam ferramentas de ensino inovadoras para trabalhar o tema solo com os estudantes;
- Avaliar o potencial do uso da internet como ferramenta de ensino.

Equipe do Projeto

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