Nome do Projeto
Transformações no mercado do trabalho de arroz no Rio Grande do Sul no período 1991-2010
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2011 - 01/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Resumo
O projeto propõe estudar as característica gerais e as tendências do mercado de trabalho da indústria de beneficiamento do arroz no Rio Grande do Sul, desde a última década do século passado até a primeira década do presente século. Fundamenta-se, no fato de que os estudos sobre a indústria de beneficiamento do arroz têm estado direcionados ao contexto global e regional em que se insere esse setor, ás características do mercado específico do produto, ao aumento da produtividade no início do século XXI, aos efeitos do processo de integração regional, ás estratégias de diversificação produtiva das empresas para agregação do valor e às especificidades da cadeia agroindustrial, incluindo os setores de produtores, da indústria e de distribuição e serviços. Contudo, poucos estudos e de baixa amplitude têm sido dedicados ás características do mercado de trabalho do setor. Além disso, como tem sido indicado em Robertt (2009), a maioria dos estudos da indústria de beneficiamento do arroz têm apresentado um caráter normativo, procurando determinar qual deve ser a melhor forma de funcionamento do setor, o que tem tido como uma de suas consequencias a escassez de pesquisas sobre as características de seu mercado de trabalho. Neste estudo será analisado o comportamento e evolução de indicadores de emprego e o perfil dos trabalhadores, visando observar características e tendências do setor de beneficimaneto do arroz em termos de formalização e precarização das relações de trabalho.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Descrever as tendências de evolução do emprego, das condições de trabalho e do perfil dos trabalhadores do setor de beneficiamento do arroz do Rio Grande do Sul, no período 1991-2010.

Objetivos específicos:

• Analisar a evolução das relações de trabalho mediante indicadores de tipo de relação contratual, tempo de emprego, renda média e jornada de trabalho, no período 1991-2000.

• Estudar as características e evolução do perfil dos trabalhadores, a partir dos indicadores de gênero, faixa etãria e nivel de escolaridade, no período 1991-2000.

• Estudar as características das relações de trabalho nos diferentes tipos de trabalhadores.

• Analisar quais são as tendências no setor de beneficiamento do arroz em termos de formalização e precarização das relações de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
8
8
15

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 12.025,00

Página gerada em 24/04/2024 19:52:18 (consulta levou 0.041034s)