Nome do Projeto
GESTÃO PEDAGÓGICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: POR UMA ÉTICA DE INTEGRIDADE NA ATENÇÃO A ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO NO CASE DE PELOTAS, RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2012 - 02/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Rural
Resumo
A investigação, interdisciplinar, será implementada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Pelotas/RS. Originada no campo das Ciências Sociais, dialoga com a Arte, a Educação e a Saúde para compreender a realidade de proteção especial a adolescentes, visando mudanças nas relações, cidadanias, posturas e estares, em um processo de ressignificação de valores, gerando ordens de sentido que permitam a dignificação e a qualificação não só do trabalho desenvolvido, mas das existências. Objetiva-se desenvolver processos pedagógicos de gestão do cuidado em direção à constituição de espaços laborais, de educação e saúde através de Oficinas de Criação Coletiva para a (re) definição de papéis sociais, identidades e relações, problematizando-os na perspectiva do abrigamento, em aproximação com os referenciais da Política Nacional de Execução de Medidas Socioeducativas. O projeto durará dois anos, agregando estagiários, bolsistas e voluntários em torno de Oficinas de Artes (cinema, HQ, Teatro e Dança), Educação Física, Leitura e outras para 50 adolescentes internados. Serão visitadas histórias de vida através do método ‘biográfico’ e da ‘escrita de si’, através de diários, memórias, correspondências, etc. Almeja-se a criação de projetos de vida, mesmo em situação de privação de liberdade, contribuindo no processo emancipatório, de ressignificação e amadurecimento de seres humanos em situação de provação de liberdade, para qualificar suas atuações nos mais diversos espaços sociais no qual atuam, em seus cotidianos.

Objetivo Geral

O projeto terá a duração de dois anos, e se propõe a trabalhar com acadêmicos de diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, agregando estagiários, bolsistas e voluntários, que poderão contemplar, a longo prazo, o maior número possível das atividades abaixo selecionadas.
O objetivo central de nossa pesquisa é compreender como se dá o processo de formação, trocas e convivência dos investigados, fazendo uso da abordagem denominada por Marie-Christine Josso (2004) de narrativas biográficas temáticas. Trata-se de perceber o processo investigativo como parte de toda uma trajetória de vida dos envolvidos –seus afetos, seus desejos, suas expectativas, seus valores- , acrescida do fato do processo de pesquisa nessa perspectiva poder se constituir em uma oportunidade para se refletir sobre sua trajetória, na expectativa de se projetar o futuro, tanto do grupo como individualmente. Portanto, a proposta metodológica abarca o universo das histórias de vida. Nossa intenção é captar essas trajetórias a partir da organização e da gravação de encontros coletivos com as artesãs envolvidas. Como estaremos lidando com o universo estético, algumas de suas produções poderão deflagrar algumas indagações trazidas pelo grupo, a nível de expressão, visto que as Oficinas de Criação podem constituir um “texto” impregnado de significações e de sentidos que não podem ser desprezados enquanto fonte de dados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
04
08
08
10
10
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ1201/08/201231/03/2013
MARA GISLAINE DOMINGUES FERNANDES1201/04/201331/07/2013
MARCIA ALVES DA SILVA801/08/201202/08/2013
TATIELE RODRIGUES DEL PONTE FOSTER1201/08/201231/05/2013

Página gerada em 25/04/2024 11:02:50 (consulta levou 0.060283s)