Nome do Projeto
APRENDIZAGEM COMPARTILHADA DA AÇÃO DOCENTE. O que resulta e se constrói na interação entre professoras da escola de anos iniciais e acadêmicas em estágio curricular?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/12/2011 - 20/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
A pesquisa procura identificar e entender que aprendizados teórico-práticos e quais componentes didáticos se constituem a partir da interação decorrente da ação pedagógica que se estabelece entre a professora de Anos Iniciais e a acadêmica em estágio curricular. Visa resultados e produtos que permitam a qualificação da atuação docente em sala de aula (na Escola e na Universidade) e a construção de uma reflexão que subsidie a formação de professores, inicial e continuada. Estrutura-se a partir de dois campos empíricos: 1) as concepções e práticas de docência advindas da ação das professoras e das acadêmicas; 2) a produção científica sobre a formação para a docência, especialmente em seus aspectos didático-metodológicos. Os sujeitos da pesquisa são as acadêmicas em estágio curricular nos anos iniciais, do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, e as professoras titulares/regentes de escolas da rede pública de ensino, que recebem e acompanham a estagiária em seu estágio curricular. Os resultados da pesquisa apontarão uma visão atualizada acerca das práticas pedagógicas direcionadas à formação de professores, especialmente aquelas que são feitas durante o estágio curricular. Igualmente fornecerá bases para a discussão de concepções teórico-metodológicas para a formação de professores. Palavras-chave: Aprendizagem da docência; Formação de professores; Estágio curricular; Prática docente.

Objetivo Geral

Geral
Identificar e entender que aprendizados teórico-práticos e que componentes didáticos se constituem a partir da interação decorrente da ação pedagógica que se estabelece entre a professora de Anos Iniciais e a acadêmica em estágio curricular, do curso de Pedagogia.
Específicos
Verificar que aprendizagens teóricas e práticas a professora da escola e a estagiária constroem, em interação, durante o período de estágio, sobre as dimensões contextuais e culturais.
Localizar componentes didático-metodológicos que potencializam as práticas formativas de aprendizado da docência e qualificam o processo de inserção da acadêmica na atividade docente.
Mapear as compreensões de docência e as aprendizagens para a docência que as professoras titulares possuem e reconstroem na interação com as estagiárias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
4
4
4
4
8
12
12
20
TAMIRES RAQUEL PRESTES DA FONSECA1201/08/201231/10/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 11.370,00

Página gerada em 19/04/2024 02:30:09 (consulta levou 1.043188s)