Nome do Projeto
WRF e o Potencial Eólico no Brasil em 2011
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2012 - 31/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Resumo
Assim como em diversos países do globo, o Brasil vem implantando fazendas geradoras de energia eólica em diversos locais, especialmente ao longo da região costeira. Para proporcionar suporte ao crescente nível de desenvolvimento nessa área, é de fundamental importância dispor de informações sobre os ventos, notadamente àqueles envolvendo passíveis locais que possam proporcionar o máximo aproveitamento dos ventos. A consecução da proposta proverá, de forma embrionária no país, não apenas o avanço - como também os suportes técnicos e os conhecimentos necessários - sobre a utilização do modelo de mesoescala WRF como possível ferramenta à caracterização de campos de ventos sobre o Brasil para emprego na área da energia eólica

Objetivo Geral

Objetivo Básico:

Elaboração do mapeamento do potencial eólico sobre o Brasil, empregando prognósticos numéricos do modelo não hidrostático de equações primitivas de mesoescala WRF, para o ano de 2011.


Objetivos Secundários:

Determinação de campos de ventos próximos à superfície, em níveis de altitudes compatíveis com as dos rotores dos geradores eólicos, com resolução espacial de 18 km sobre o Brasil.

Avaliação da eficiência do modelo WRF na previsão de ventos, com pelo menos 24 horas de antecedência, para fins de utilização em prognósticos de geração de energia eólica.

Obtenção dos desvios médios dos campos de vento, com respeito à climatologia, no ano de 2011 sobre o Brasil, para avaliação dos resultados dos prognósticos gerados com o WRF.

Determinação de regiões sobre o Brasil que apresentam intensidades de ventos abaixo de um limiar durante um determinado intervalo de tempo – avaliando prognósticos numéricos do ano de 2011.

Desenvolver técnicas de aplicação de prognósticos numéricos de modelos de mesoescala ao setor de planejamento à instalação de fazendas eólicas no Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20

Página gerada em 24/04/2024 19:51:23 (consulta levou 0.038850s)