Nome do Projeto
Caracterização físico-química e microbiológica do efluente hospitalar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2012 - 31/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Controle da Poluição
Resumo
Os efluentes hospitalares podem ser considerados veículos de disseminação de diferentes microrganismos, dentre eles alguns patogênicos. Esse tipo de efluente além de microrganismos, apresentam um residual de medicamentos, como antibióticos, que são excretados por pacientes internados e/ou que estão realizando exames médicos. Esses efluentes, quando não tratados podem ser fontes de poluição tanto para as águas superficiais quanto para as subterrâneas. O objetivo geral deste projeto é caracterizar o efluente hospitalar quanto suas características físico-químicas e microbiológicas, para posterior tratamento. Dentre os objetivos específicos deste projeto estão traçar um plano de quantificação e coleta para as amostras no hospital selecionado de Pelotas; Analisar as características físico-químicas e microbiológicas dos resíduos como a DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio), NTK (Nitrogênio Total Kjeldahl), N-NH3 (nitrogênio amoniacal), SST (Sólidos Suspensos Totais), SDT (Sólidos Dissolvidos Totais), SVT (Sólidos Voláteis Totais), óleos e graxas, pH, acidez e alcalinidade dos efluentes hospitalares; caracterizar a comunidade microbiológica dos resíduos através da biologia molecular, com marcadores e sequenciamento de genes de organismos patogênicos. • Monitorar, semanalmente o efluente hospitalar em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos descritos anteriormente. Assim, pretende-se quantificar e analisar o tipo de efluente hospitalr e diferentes tipode de tratamentos para a redução da contaminação ambiental, o qual estes resíduos causam atualmente.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é caracterizar o efluente hospitalar quanto suas características físico-químicas e microbiológicas, para posterior tratamento.
Dentre os objetivos específicos deste projeto estão traçar um plano de quantificação e coleta para as amostras no hospital selecionado de Pelotas; Analisar as características físico-químicas e microbiológicas dos resíduos como a DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio), NTK (Nitrogênio Total Kjeldahl), N-NH3 (nitrogênio amoniacal), SST (Sólidos Suspensos Totais), SDT (Sólidos Dissolvidos Totais), SVT (Sólidos Voláteis Totais), óleos e graxas, pH, acidez e alcalinidade dos efluentes hospitalares; caracterizar a comunidade microbiológica dos resíduos através da biologia molecular, com marcadores e sequenciamento de genes de organismos patogênicos.

• Monitorar, semanalmente o efluente hospitalar em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos descritos anteriormente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
4
4

Página gerada em 25/04/2024 09:32:06 (consulta levou 0.087498s)