Nome do Projeto
Determinação da relação entre a altura dos indivíduos e a largura mesio-distal de elementos dentários anteriores superiores e inferiores.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 02/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A identificação humana é uma das atribuições reconhecidas da profissão de cirurgião-dentista, sendo a estatura uma das características prováveis que auxiliam nessa identificação Eventualmente, pode-se contar apenas com partes dos ossos dos mesmos a fim de proceder à identificação ou ainda, em situações como grandes desastres, é necessário que se identifique as partes dos despojos pertencentes aos indivíduos, exemplo de caso em que a identificação da estatura por parâmetros dentais é importante. Cem (100) indivíduos adultos, tomados entre a população de estudantes e/ou pacientes da FO-UFPel, maiores de 18 anos de idade, sem diferenciação por meio de grupo étnico ou sexo, terão seus arcos superiores e inferiores moldados com alginato (hidrocolóide irreversível). Os moldes serão vazados, em gesso pedra especial (gesso tipo IV). Os dentes em gesso serão medidos em seus valores de arco e de corda. Após anotação dos valores os mesmos serão submetidos à análise pelo índice de Carrea e também serão realizados os cálculos dos valores de altura máxima e mínima dos indivíduos através de índices experimentais dos autores, a serem desenvolvidos com base nos valores coletados.

Objetivo Geral

O objetivo do presente trabalho é estabelecer uma relação entre a altura de indivíduos vivos e as dimensões dos elementos dentários anteriores inferiores através do índice de Carrea e comparar este índice a alguns índices experimentais, os quais também avaliarão o arco superior. Também visa verificar se há diferença estatisticamente significante entre diversas formas de se obter o comprimento do arco para o cálculo desse índice.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 18/04/2024 07:10:59 (consulta levou 0.040054s)