Nome do Projeto
Avaliação de atrativos e inseticidas visando a definição de uma isca tóxica para monitoramento e controle de Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (Diptera: Tephritidae) na cultura da videira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Resumo
Experimentos prévios realizados em parreirais comercias da Região da Serra Gaúcha, RS, indicaram a possibilidade de alguns atrativos tornarem-se produtos padrões para o manejo de A. fraterculus na cultura da videira, especialmente a cultivada sob cobertura plástica. Outrossim, experimentos preliminares realizados no Laboratório de Entomologia da Embrapa Uva e Vinho identificaram novos produtos químicos formulados capazes de controlar A. fraterculus. Com este indicativo inicial, o projeto pretende ampliar o estudo dos atrativos, da densidade de armadilhas, bem como doses e número de produtos formulados a serem estudados. A falta de padronização de um produto para o monitoramento de mosca-das-frutas sul-americana tem dificultado a identificação do momento correto para a adoção de estratégias eficazes para seu controle. A retirada gradativa dos inseticidas organofosforados do mercado é uma realidade e as crescentes reclamações dos produtores em razão da falta de alternativas químicas para o manejo desta praga, conduzem a resultados insatisfatórios no manejo e controle na cultura da videira.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito de diferentes atrativos alimentares e inseticidas para a escolha de uma isca tóxica mais apropriada para o monitoramento e controle de A. fraterculus na cultura da videira com a finalidade de substituir os inseticidas fosforados atualmente utilizados. Também será avaliada a efiácia e a seletividade destas formulações sobre os inimigos naturais Trichogramma. pretiosum e Chrysoperla externa e a abelha polinizadora Apis mellifera. A pesquisa será realizada em pomares comerciais de frutíferas de clima temperado e parreirais no Estado do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 0,00
EMBRAPAR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 17:11:34 (consulta levou 0.035396s)