Nome do Projeto
Síntese e caraterização de filmes finos de óxido de vanadio (V2O5) intercalados com cations metalicos (Co, Cu, Fe e Na) e polimeros (PEG/PANI)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/06/2012 - 04/06/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Resumo
A intercalação de íons metálicos, óxidos e até mesmo cadeias poliméricas em oxido de vanádio tem sido intensamente estudada devido as potenciais aplicações tecnológicas nas quais estes óxidos híbridos podem ser utilizados. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo principal a síntese e caraterização de óxidos de vanádio intercalados com íons de Co, Na, Fe e Cu, e com os polímeros PEG e PANI. Os óxidos serão produzidos pelo método sol gel (“Chemie Douce”). Este método tem sido usado como alternativa a métodos clássicos de síntese baseados em ultra alto vácuo e altas temperaturas, e leva a formação de compostos nos quais a nanoestrutura é fortemente dependente dos parâmetros de síntese. Os géis produzidos serão depositados por impregnação sobre substratos de silício cristalino orientados na direção (100), Kapton e SnO2. Por fim, a caracterização das amostras será feita por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV) e transmissão (TEM), Difração de Raios-X (XRD), Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Abrsorção de Estrutura Fina (EXAFS/XANES). Espera-se que este trabalho original possa gerar resultados de forma a viabilizar a síntese de óxidos híbridos nanoestruturados no Laboratório de Materiais Nonométricos e Funcionais do Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas, permitindo a futura aplicação destes materiais na tecnologia de sensores resistivos ou como eletrodo em baterias de lítio.

Objetivo Geral

(a)Sintetizar géis de oxido de vanádio (V2O5.nH2O) dopados com íons de Co, Na, Fe e Cu, e com os polimeros PEG e PANI por meio da técnica de sol gel, via reação química entre peroxido de hidrogênio (H2O2) e pentóxido de vanádio V2O5;
(b)Caracterizar os materiais sintetizados por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e transmissão (TEM), Difração de Raios-X (XRD), Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Abrsorção de Estrutura Fina (EXAFS/XANES).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
10
JARDEL NOGUEIRA SILVA1201/08/201331/07/2014
WILLIAM LUDWIG ZASTROV1201/08/201531/07/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 50.000,00

Página gerada em 29/03/2024 01:52:29 (consulta levou 0.273622s)