Nome do Projeto
Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior: o caso da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/06/2012 - 16/06/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de investigação refere-se a uma dimensão da pesquisa interinstitucional “Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior”, sob responsabilidade do grupo de pesquisa “Formação de professores, ensino e avaliação”, coordenado pela professora Dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS) e do qual fazem parte professores pesquisadores das seguintes instituições: UNISINOS, UFPel, FURG, UNIPAMPA, Unesp-Rio Claro, UEFS, UFPR, UDESC e UNEB. A pesquisa, como um todo, tem como cenário a política de expansão da educação superior pública brasileira dos últimos anos, a qual trouxe desafios referentes à difusão e interiorização das ofertas. Nela, a constituição do Programa REUNI e a implantação de novas Universidades e Campus Avançados se aliam aos visíveis esforços expansionistas dos Institutos Federias de Educação Tecnológicas, com novas configurações e novos campi. A intenção é analisar algumas das iniciativas institucionais instaladas incluindo a organização de assessorias pedagógicas com vistas a um processo de ensinar e aprender que vise à qualidade da educação superior, num contexto de democratização e ampliação do acesso à universidade. A dimensão aqui apresentada tem como foco analisar as concepções de desenvolvimento profissional, as estratégias institucionais e os dispositivos de formação presentes na experiência da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), expressas em algumas iniciativas de formação localizadas no interior da universidade entre o final da década de 1970 e início da década de 1990 e no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (PROFOCAP) atualmente em vigor.

Objetivo Geral

a) Organizar um quadro analítico que permita compreender como as políticas educacionais estão impactando a definição de indicadores de qualidade para a educação
superior, incluindo a constituição dos processos de ensinar e aprender na universidade;
b) Compreender a correlação da qualidade com as políticas que tendem à democratização do acesso e permanência à educação superior, alterando lógicas tradicionais que privilegiam a meritocracia;
c) Analisar as práticas e as experiências de melhoramento da qualidade pedagógica, identificando estratégias institucionais de intervenção e acompanhamento dos processos
pedagógicos;
d) Relacionar as experiências localizadas com o desenvolvimento profissional docente,
incluindo a análise dos lugares e estratégias de formação;
e) Destacar as perspectivas e perfis dos professores iniciantes e suas trajetórias de inserção na universidade;
f) Identificar e explorar as formas institucionais de apoio pedagógico, suas estratégias e
resultados alcançados;
g) Analisar trajetórias institucionais relacionadas ao assessoramento pedagógico e a possibilidade de implementar inovações nas práticas educativas;
h) Discutir os saberes envolvidos no assessoramente pedagógico universitário, nas dimensões processuais e investigativas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
12
ANDRESSA BILHALVA RODRIGUES BARTZ1201/08/201331/07/2014
HELENARA PLASZEWSKI1215/06/201216/06/2014

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