Nome do Projeto
ISOCOR (International Social Cooperative Research) - Pesquisa Cooperativa Social Internacional
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2013 - 17/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Informação
Resumo
Na comunidade científica, é muito comum criar métricas de consistentes para praticamente tudo o que pode ser medido. Na avaliação da qualidade a intensidade da pesquisa estas métricas são tratadas pela Bibliometria. Uma das tendências atuais para ampliar as medidas básicas de Bibliometria é a de considerar os aspectos das redes sociais para a definição de métricas de avaliação. Seguindo essa tendência, o trabalho desenvolvido até aqui por nosso grupo aplica tais métricas para avaliar redes de pesquisa a partir de duas perspectivas diferentes. A primeira analisa a evolução temporal de redes de pesquisa da distribuição de pesquisadores que são coautores de publicações. A segunda compara diferentes redes de colaboração interna dos programas de pós-graduação. Ambas as ideias serão demonstrados através de experimentos que mostram a validade e aplicabilidade de nossa abordagem para a quantificação das colaborações científicas agora aplicadas ao cenário de análise da cooperação internacional e das características específicas de grupos nos países participantes. Nesta proposta de nova pesquisa, pretendemos analisar o comportamento de grupos de pesquisa com base na América do Sul e França em comparação com os colegas brasileiros. Pretendemos também analisar a cooperação internacional baseada no comportamento de coautoria e da evolução temporal desta cooperação. Os resultados servirão para apoiar a cooperação internacional sugerindo as possibilidades de cooperação e permitirão avaliar os resultados obtidos pelo incremento destas cooperações estimulado por projetos conjuntos. Esses resultados poderão ser utilizados diretamente no processo de avaliação da CAPES das cooperações internacionais.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto de cooperação internacional e de mobilidade é criar uma nova cooperação institucional com a Universidade em Grenoble, França, e intensificar a colaboração existente entre os grupos de pesquisa envolvidos da América Latina com base em suas competências e interesses complementares.

O Instituto de Informática da UFRGS criou, em associação com a Universidade de Grenoble e o CNRS, o LICIA, sigla em francês para "Laboratoire International en Calcul Intensif et Informatique Ambiante", ou Laboratório Internacional em Processamento de Alto Desempenho e Informática Ambiente. O presente projeto enquadra-se nos objetivos do LICIA no contexto de Informática Ambiente. O LICIA é um Laboratório Internacional Associado (LIA), modalidade adotada pelo CNRS para formalizar a pesquisa conjunta no nível de toda uma área de conhecimento. No Brasil, só existiam até hoje três LIAs, em Matemática e em Física. Em Computação, o CNRS indicou Grenoble e Porto Alegre como sendo os centros mais integrados e habilitados à montagem de um LIA.

Os grupos da UDESC e UFPel estão iniciando programas próprios de mestrado em Computação. Além disso, os integrantes de tais grupos, que farão parte da equipe brasileira, finalizaram recentemente seu doutorado junto ao grupo da UFRGS. O objetivo é, então, estimular a participação de jovens investigadores no âmbito desse projeto e propiciar sua cooperação com as equipes da França e da América Latina. Tais integrantes estão planejando estágios de pós-doutorado em Grenoble para desenvolver atividades de investigação vinculadas a este projeto.

O foco do projeto é contribuir para o desenvolvimento da cultura digital e as habilidades de aprendizagem das pessoas através da construção de um ecossistema digital baseado na Web 2.0 e de redes sociais acadêmicas. Este objetivo pode ser descrito como a capacidade de desenvolver e manter a cultura digital (representada através dos diferentes mecanismos de indexação e referência como DBLP, Scholar Google, Lattes etc.) dos pesquisadores e estudantes e sua capacidade de desenvolver atividades de pesquisa colaborativa. A análise das redes sociais acadêmicas é realizada por meio da análise das coautorias em publicações e da sua correlação com as áreas de pesquisa dos autores. A base desta pesquisa foi desenvolvida em uma tese de doutorado, e, neste projeto, vamos expandir os resultados já obtidos para um cenário de publicações e pesquisas com cooperação internacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
4
4
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 29/03/2024 08:30:39 (consulta levou 0.067283s)