Nome do Projeto
Utilização de criptorquidismo induzido como forma de manejo e sua influência na produção de carne ovina
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2012 - 03/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
Para minimizar os riscos de manejo durante a castração de cordeiros, e para atender a demanda do mercado consumidor por produtos obtidos de maneira humanitária e com condições de bem estar animal, foi elaborado o presente projeto. Serão utilizados 45 cordeiros subdivididos em três grupos (não castrados, n=15; orquiectomizados, n=15 e induzidos ao criptorquidismo, n=15), manejados em campo nativo e abatidos ao apresentarem condição corporal 3,0 a 3,5 e peso de 35kg. Serão coletadas amostras de sangue para dosagem plasmática de testosterona total durante o período de crescimento, correlacionando-se a mesma com as demais variáveis de produção.

Objetivo Geral

Objetivos gerais:

• Avaliar o efeito do método de castração denominado criptorquidismo induzido no crescimento e produção de carne de cordeiro.
• Ampliar a base de dados científicos a respeito da utilização da técnica de criptorquidismo induzido como alternativa de manejo para produção de carne ovina no Bioma Pampa, visando projetos futuros de evolução tecnológica.
• Verificar se há diferença nas características de crescimento e de carcaça em cordeiros de acordo com o método de castração.

Objetivos específicos:

• Comparar parâmetros de crescimento entre cordeiros não castrados, orquiectomizados e induzidos ao criptorquidismo.
• Verificar a influência do criptorquidismo induzido frente a orquiectomia e a não castração sobre características de carcaça.
• Estimar a influência do criptorquidismo induzido frente a orquiectomia e a não castração sobre características da carne.
• Dosar os níveis plasmáticos de testosterona em animais castrados (orquiectomizados e criptorquidas) e não castrados.
• Verificar a influência das concentrações sanguíneas de testosterona em parâmetros de crescimento e de carcaça.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
4

Página gerada em 19/04/2024 22:09:30 (consulta levou 0.035532s)