Nome do Projeto
Prospecção de atributos funcionais e tecnológicos em pimentas (Capsicum spp.) in natura e produtos derivados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2012 - 02/09/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Resumo
Neste projeto de pesquisa é proposta a realização da prospecção de atributos funcionais e tecnológicos em pimentas (Capsicum spp.) in natura e produto derivado. No âmbito geral, essa prospecção tem o objetivo de contribuir para a cadeia produtiva de Capsicum spp., através da identificação de novos materiais, diferenciando e valorizando produtos, com ênfase na origem, nas características agronômicas, na resistência a fitopatias e na qualidade metabólica. Para isso, serão avaliados acessos do Banco Ativo de Germoplasma da EMBRAPA-CPACT. A partir da identificação dos melhores genótipos, será realizado processo de secagem e processamento das pimentas, e avaliada a estabilidade dos metabólitos. Além de análises de metabólitos de reconhecida importância para espécies de Capsicum, como é o caso de capsaicinoides e carotenoides, serão realizadas avaliações holísticas de caracterização de perfil de metabólitos primários e de metabolitos especializados voláteis e não voláteis. A utilização de métodos de análise de dados multivariada permitirá o agrupamento e a diferenciação de genótipos. A mesma avaliação será realizada nos alimentos processados e se espera identificar correlações nos perfis metabólicos que permitam associar os produtos aos genótipos de origem. Além disso, essa análise servirá de variável para a seleção de genótipos para características sensoriais, funcionais, de resistência, baseada em seus perfis metabólicos. No contexto do desenvolvimento, o projeto se insere totalmente junto à cadeia produtiva de pimenta da Região Sul do RS, especialmente no município de Turuçu, reconhecido como a capital da pimenta.

Objetivo Geral

Geral
Contribuir com a cadeia produtiva de pimenta possa identificar novos materiais, inovar, diferenciar e valorizar produtos, com ênfase na origem, nas características agronômicas, na resistência a fitopatias e qualidade metabólica.

Específicos
a) Caracterizar as variedades de Capsicum já utilizadas pelos produtores quanto o seu potencial metabólico;
b) Caracterizar novos genótipos a partir do Banco Ativo de Germoplasma de Capsicum quanto ao perfil metabólico;
c) Correlacionar as características agronômicas (ciclo, produção, produtividade, morfologia dos frutos, resistência a fitopatias), com o perfil metabólico;
d) Avaliar o efeito do processamento (secagem) no perfil metabólico;
e) Selecionar acessos de Capsicum com teores elevados de compostos bioativos; e,
f) Selecionar acessos de Capsicum com alta, média e baixa pungência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
4
12
20
20
LIANA NUNES BARBOSA1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 23/04/2024 20:33:02 (consulta levou 0.057495s)