Nome do Projeto
Um estudo acerca dos valores dos Jogos Olímpicos: Coubertin no século XIX e a educação física escolar da atualidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/04/2012 - 05/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Já faz algum tempo que a Educação Física tem apresentado uma tendência bastante intensa de privilegiar o esporte em detrimento de seus demais conteúdos. Desde a Ditadura Militar, quando o governo efetivamente se empenhou em promover o esporte, se observa a confirmação desse privilégio. Associado a essa questão sociopolítica, o modelo esportivo preconizado na atualidade apresenta um grande apelo econômico-midiático. Em virtude disso, o esporte movimenta e atrai os olhares da população – ou, de uma maneira mais ativa, os olhares da população são atraídos para o esporte. Como não poderia deixar de acontecer, diversas modalidades esportivas atingiram elevados patamares de interesse, investimento e rendimento. O estudo almeja evidenciar as relações entre os JO da Era Moderna – quando da sua reedição e na Atualidade – e os JO da Grécia. Certamente, na sua origem, os JO da Era Moderna pretendiam ideais bem diferentes dos apresentados atualmente. A recriação dos JO almejada por Coubertin era pedagogicamente fundamentada e abarcava os valores do Olimpismo, do amadorismo e do fair-play. Como o esporte e suas manifestações sociais sofreram alterações com o passar dos tempos, os valores atrelados ao esporte e aos seus respectivos eventos mundiais também devem ter sido reorganizados. A escola certamente deve estar imbuída nesse papel de formação educativa, moral e social dos indivíduos que por ela passam. Os esportes, como prática frequente nas aulas de educação física, deveriam estar permeados de valores que contribuíssem com o seu papel formador, utilizando para isso, dentre outras coisas, a influência que os jogos, sejam eles megaeventos ou não, exercem sobre os alunos.
Objetivo Geral
a) Investigar os valores olímpicos pretendidos quando da criação dos JO da Era Moderna e os da Atualidade;
b) Determinar os valores disseminados por meio de jogos nas aulas de educação física.
b) Determinar os valores disseminados por meio de jogos nas aulas de educação física.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
8 |