Nome do Projeto
Um estudo acerca dos valores dos Jogos Olímpicos: Coubertin no século XIX e a educação física escolar da atualidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/04/2012 - 05/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Já faz algum tempo que a Educação Física tem apresentado uma tendência bastante intensa de privilegiar o esporte em detrimento de seus demais conteúdos. Desde a Ditadura Militar, quando o governo efetivamente se empenhou em promover o esporte, se observa a confirmação desse privilégio. Associado a essa questão sociopolítica, o modelo esportivo preconizado na atualidade apresenta um grande apelo econômico-midiático. Em virtude disso, o esporte movimenta e atrai os olhares da população – ou, de uma maneira mais ativa, os olhares da população são atraídos para o esporte. Como não poderia deixar de acontecer, diversas modalidades esportivas atingiram elevados patamares de interesse, investimento e rendimento. O estudo almeja evidenciar as relações entre os JO da Era Moderna – quando da sua reedição e na Atualidade – e os JO da Grécia. Certamente, na sua origem, os JO da Era Moderna pretendiam ideais bem diferentes dos apresentados atualmente. A recriação dos JO almejada por Coubertin era pedagogicamente fundamentada e abarcava os valores do Olimpismo, do amadorismo e do fair-play. Como o esporte e suas manifestações sociais sofreram alterações com o passar dos tempos, os valores atrelados ao esporte e aos seus respectivos eventos mundiais também devem ter sido reorganizados. A escola certamente deve estar imbuída nesse papel de formação educativa, moral e social dos indivíduos que por ela passam. Os esportes, como prática frequente nas aulas de educação física, deveriam estar permeados de valores que contribuíssem com o seu papel formador, utilizando para isso, dentre outras coisas, a influência que os jogos, sejam eles megaeventos ou não, exercem sobre os alunos.

Objetivo Geral

a) Investigar os valores olímpicos pretendidos quando da criação dos JO da Era Moderna e os da Atualidade;
b) Determinar os valores disseminados por meio de jogos nas aulas de educação física.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
8

Página gerada em 19/04/2024 03:01:00 (consulta levou 0.044821s)