Nome do Projeto
Materiais compósitos de alto desempenho e o reforço estrutural: análise numérica para prever desempenho mecânico de elementos estruturais reforçados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2012 - 02/11/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo fazer uso de técnicas de simulação numérica, através de uma ferramenta computacional baseada no método dos elementos finitos (usando-se a linguagem FORTRAN de programação), para a análise de elementos estruturais de concreto armado, reforçados à flexão com materiais compósitos à base de fibras de carbono e resinas poliméricas. A cada dia que passa as técnicas de simulação numérica, para a previsão de comportamentos estruturais, tornam-se, cada vez mais, uma ferramenta poderosa utilizada na análise ou projeto de estruturas de concreto armado. Em relação à economia de tempo, é notória a vantagem da modelagem computacional quando comparado aos ensaios experimentais. Do mesmo modo, quando um problema é resolvido computacionalmente, existe a possibilidade de repetição do ensaio sem ocasionar custos adicionais. Ademais, o acelerado desenvolvimento dos microcomputadores de uso pessoal (PC), com grande capacidade de processamento numérico, tem incentivado o desenvolvimento de novas ferramentas de análise. Devido ao exposto acima, o uso das simulações para a previsão do comportamento de estruturas de concreto armado reforçadas com materiais compósitos, através de modelos numéricos, se justifica como contribuição para avanço da engenharia de estruturas.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo fazer uso de técnicas de simulação numérica, através de uma ferramenta computacional baseada no método dos elementos finitos (usando-se a linguagem FORTRAN de programação), para a análise de elementos estruturais de concreto armado, reforçados à flexão com materiais compósitos à base de fibras de carbono e resinas poliméricas. Através destes estudos, busca-se ampliar o conhecimento do comportamento estrutural de vigas de concreto armado, tanto no aspecto da pesquisa, como no que se refere às técnicas construtivas, em uma época de investimentos em portos, estradas, túneis, etc. Além do mais, grande parte da infraestrutura do nosso país foi construída na década de 70 do século passado, durante o denominado “Milagre Brasileiro”. Sendo assim, muitas das nossas estruturas de concreto armado começam a apresentar a necessidade de serem reforçadas ou recuperadas, devido a problemas de sobrecarga, mudança de uso, fissuração, corrosão das armaduras, deterioração do concreto, etc (Real, 2006). Com o recente surgimento de novos materiais, principalmente os denominados polímeros reforçados com fibras, e a sua consequente utilização conjunta com o concreto simples ou armado, surgiu a necessidade de estudos do produto final da união destes materiais, para que o seu comportamento e desempenho fossem completamente entendidos. Sendo assim, tem-se como objetivo a aplicação de modelos numéricos na solução de problemas envolvendo o uso deste novo material como forma de recuperação ou reforço estrutural. Busca-se, a partir destas pesquisas, uma contribuição para o desenvolvimento da tecnologia do concreto armado e de suas respectivas técnicas construtivas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
02
02
04
AUGUSTO CEZAR PIVA DE MORAES1201/10/201331/03/2014
MAURÍCIO KLUG MEDEIROS1201/04/201431/07/2014
ROBERLAN MARTINS MOREIRA1201/08/201330/09/2013

Página gerada em 29/03/2024 11:36:06 (consulta levou 0.066957s)