Nome do Projeto
Identificação, caracterização morfogenética e habilidade competitiva de biótipos de Euphorbia heterophylla L. resistentes ao glyphosate no Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 01/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
A soja é um dos principais cultivos do Brasil, sendo que a competição com plantas daninhas pode afetar prejudicialmente a produtividade desta cultura. Neste aspecto, destaca-se a leiteira (Euphorbia heterophylla) que foi relatada por produtores como de difícil controle pela aplicação de glyphosate, sugerindo a ocorrência de biótipos resistentes. Desse modo, os objetivos deste projeto são identificar a resistência de leiteira ao glyphosate no Rio Grande do Sul e os fatores agronômicos envolvidos; caracterizar morfogeneticamente e avaliar sua capacidade competitiva e a produção de metabólitos secundários quando em competição com a soja; e, quantificar a atividade da enzima EPSPs. Para tal, serão realizados cinco estudos, no período de março de 2012 a 2016 em casa de vegetação e laboratórios da Universidade Federal de Pelotas. Serão coletadas sementes de plantas escape ao controle do herbicida glyphosate, avaliada a resistência e construídas curvas de dose-resposta ao herbicida (estudo 1). Será realizada a análise morfológica e genética dos biótipos coletados, para identificar relações entre a resistência e as características da espécie (estudo 2). Para testar a habilidade competitiva com a soja, será realizado experimento em delineamento de série de substituição com os biótipos resistente e suscetível, em que serão avaliadas variáveis morfológicas (estudo 3). Serão também avaliadas variáveis fisiológicas, tais como metabólitos secundários e a expressão gênica das plantas em competição (estudo 4). Ainda, será realizada a análise da atividade da enzima EPSPs dos biótipos selecionados (estudo 5). Os resultados permitirão obter informações para caracterizar a resistência da espécie, bem como a habilidade competitiva dos biótipos em relação à cultura da soja.

Objetivo Geral

Identificar a resistência ao glyphosate, e os fatores agronômicos envolvidos nessa característica, de biótipos de leiteira (Euphorbia heterophylla) no Estado do Rio Grande do Sul (RS); caracterizar morfogeneticamente esses biótipos; avaliar sua capacidade competitiva e a produção de metabólitos secundários quando em competição com a soja; e quantificar a atividade da enzima EPSPs.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
2
2
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 24/04/2024 21:38:34 (consulta levou 0.056260s)